São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tadao Ando é tema de livro de série da Folha

Obras do arquiteto japonês autodidata compõem nono livro

Arquitetura de Ando é caracterizada pelo choque entre os valores da estética japonesa e os do modernismo

DE SÃO PAULO

O nono livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos -que chega às bancas no domingo- apresenta a arquitetura sensorial e sutil do japonês Tadao Ando, 70.
Do choque entre os valores e cânones da estética tradicional japonesa e os do modernismo ocidental -influenciado pelo arquiteto francês Le Corbusier- nasce a característica de sua arquitetura.
Globalização, meio ambiente e a cultura japonesa também fazem parte dos seus trabalhos.
Entre as obras mais conhecidas do arquiteto japonês estão a Casa Azuma, em Osaka, a Igreja sobre a Água, em Shimukappu (Japão), o Modern Art Museum of Fort Worth, em Fort Worth (EUA), o Teatro Armani, em Milão (Itália) e o restauro do Palazzo Grassi, em Veneza (Itália).
O prédio da Fundação Langen, em Neuss (Alemanha), também é destaque e hospeda coleções de artes moderna e oriental.
Finalizado em 2004, é uma remodelação de uma antiga base de mísseis da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao norte do rio Reno. A estrutura de um bunker de concreto foi mantida e coberta por vidro.
Já a Casa Azuma (1976) é um exemplo de funcionalidade. Ocupa um lote pequeno entre duas casas de estilo tradicional. Um pátio, atravessado por uma passarela, liga os quartos da residência.
Nascido em Osaka, Ando foi carpinteiro, boxeador e aprendeu arquitetura sozinho, usando um livro de Corbusier. Em 1969 abriu o escritório Tadao Ando Arquiteto & Associados, em Osaka. Recebeu o principal prêmio de arquitetura, o Pritzker, em 95.
Cada livro avulso da coleção, com 80 páginas, custa R$ 16,90; a coleção completa, R$ 287,30. Assinantes Folha, Edição Digital e UOL têm descontos nos lotes.



Texto Anterior: Obras de Sigmar Polke dissecam o pós-guerra alemão
Próximo Texto: Amy morreu por excesso de álcool no sangue
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.