São Paulo, sexta-feira, 27 de novembro de 2009

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ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@grupofolha.com.br

A onda que vem do Sul

A grife catarinense Lança Perfume contrata três tops de sucesso mundial e acirra disputa pelo mercado de moda jovem no Brasil

No último final de semana, uma das modelos mais celebradas pelo meio da moda, a canadense Coco Rocha, desembarcou em São Paulo quase na surdina, acompanhada de duas outras tops famosas, a polonesa Anna J. e a bielorrussa Maryna Linchuk. As três vieram fotografar a nova campanha publicitária de uma grife brasileira.
Coco e Anna J. dividem a sexta colocação no ranking das modelos mais importantes do mundo, segundo o site Models.com -uma espécie de bolsa de valores de tops. Maryna é a estrela do comercial do novo perfume Miss Dior Cherie, dirigido por Sofia Coppola.
Negócios de marcas brasileiras com modelos de prestígio internacional costumam ser alardeados aos quatro ventos, tão logo elas assinam o contrato. Neste caso, as três chegaram e partiram sem nenhum alarde. E engana-se quem acha que tops desse nível, cujos cachês podem ultrapassar os R$ 100 mil, vieram ao Brasil a pedido de uma grande marca.
As moças foram contratadas pela "emergente" Lança Perfume, de Nova Veneza (SC). Pouco conhecida pelos fashionistas do Sudeste, a grife se tornou, discretamente, um sucesso no Sul e agora está investindo para marcar presença no mercado de moda jovem.
Apesar de já vender produtos em 1.200 multimarcas em todo o país, apenas na semana passada inaugurou sua primeira "flagship", em Balneário Camboriú (SC). Nos próximos quatro anos, planeja abrir nove lojas-conceito no país.
"De 2007 a 2009, crescemos 140%, enquanto o mundo inteiro falava em crise. Temos uma estratégia de expansão clara, e nossa administração é bem rígida", diz o diretor-executivo da marca, Hugo Olivo, 26.
A família Olivo está há 22 anos no ramo de confecção terceirizada e teve uma grife infantil. Em 2006, decidiu investir na moda jovem feminina. O retorno foi tão grande, que todos os esforços foram concentrados na Lança Perfume.
A grife trabalha com uma linha de básicos e outra de peças mais luxuosas. Os jeans, com lavagens, estamparia e decoração diferenciada, são atrativos à parte. Tudo é desenvolvido e produzido na fábrica em Nova Veneza, que emprega 250 pessoas. As peças da grife custam entre R$ 150 e R$ 1.000.
O público-alvo é o mesmo da bem-sucedida Colcci, grife também de Santa Catarina e que tem Gisele Bündchen como garota-propaganda. Mas, questionado sobre a concorrência, Olivo não hesita. "Nossos produtos são bem mais sofisticados", dispara.
Quem pilotou o casting internacional da Lança Perfume, foi a agência Abá, especializada em consultoria de imagem. Na semana passada, ela também trouxe ao país a top Lisa Cant, que fez a campanha da D'Metal, uma grife jovem de Fortaleza.
"Muitas grifes acham impossível trabalhar com profissionais de primeiro time e grandes modelos, mas mostramos que isso é comercialmente viável e valoriza a marca", diz Hermerson Fabiano, criador da Abá. Ele trabalhou por 22 anos em agências como Ford e Elite.
Fabiano conta que até o final do ano vai trazer uma atriz de seriados americanos e um ator jovem de Hollywood ao Brasil, mas não revela os nomes.

por VIVIAN WHITEMAN



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