São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reality show

Série ataca pessoas que comem mal

DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia de hoje no canal pago GNT, às 21h, "Viciados em Comer Mal" une um tema bastante atual (a gastronomia) com um assunto que está na moda na TV (os reality shows dedicados a transformações individuais). Em princípio, promete.
Produção britânica, a série se propõe a reeducar gente que se alimenta muito mal. Mas, para o programa, gente que se alimenta muito mal não são aqueles que se esbaldam com frituras, chocolates, refrigerantes.
São pessoas que estão em situações extremas: no primeiro programa, por exemplo, o retratado é um sujeito de 40 anos que come apenas e tão somente pizza e salgadinhos.
Assim, o que temos aqui não é algo leve, bem-humorado, como "Queer Eye for the Straight Guy", mas um drama aflitivo, pesado, como "Extreme Makeover". O problema não é de hábito alimentar, mas psicológico. (E deixa de ser "sobre gastronomia", pois é a própria negação de gastronomia.)
A estrutura narrativa da série é tosca. No início, o protagonista é convidado a assistir a um vídeo em que familiares e amigos imploram para ele passar a se alimentar de maneira mais equilibrada.
Depois, uma nutricionista tenta fazê-lo provar coisas com cenoura, ervilha e frutas. E um psicólogo procura descobrir as razões de tal comportamento. Bem-vindo a mais um "freak show" da televisão. (THIAGO NEY)


VICIADOS EM COMER MAL
Quando:
hoje, às 21h
Onde: GNT


Texto Anterior: Renovado, MIS ficará mais tecnológico
Próximo Texto: Crítica: Diretor de "Noite no Museu" é mero fazedor de filmes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.