São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJETO

Emissora da Igreja Universal vai lançar filme com Eliana; Band negocia investimento em dois longas-metragens

Record e Bandeirantes investem em cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

A exemplo da MTV -que promete produzir seu primeiro longa-metragem ainda neste ano-, Record e Bandeirantes decidiram aproveitar a onda de sucesso do cinema brasileiro.
As duas redes irão criar em breve suas versões da Globo Filmes -o braço cinematográfico da TV Globo- e enveredar pelo mercado de produção de longas.
A estréia da Record Filmes está decidida: será com "Eliana em o Segredo dos Golfinhos". A aventura começa a ser rodada em maio e aproveita a identidade do público infantil com a apresentadora, recordista do canal em faturamento de licenciamento de produtos. De cara, a Record imita a linha da Globo de colocar seu "selo" em filmes da Xuxa, responsável pelos maiores sucessos de bilheteria do país (veja quadro).
"Eliana" vai ser filmada em tanques com golfinhos domesticados da Riviera Maia, no Caribe mexicano. A estréia será no próximo verão, quando também deverá ser lançado mais um da série Xuxa.
Já a Bandeirantes ainda não fechou nenhum contrato, mas, segundo a Folha apurou, está em negociação para investir em dois longas. Um deles, "Viva Sapato", está pronto, e a futura Band Filmes entraria para alavancar o lançamento. É uma comédia dirigida por Luís Carlos Lacerda ("For All"), com os globais Ney Latorraca, Maitê Proença, Marcello Antony e José Wilker no elenco.
O outro em "namoro" com a Band é "Coisa de Mulher", ainda em projeto. A direção deverá ficar com Eliana Fonseca ("Ilha Rá-Tim-Bum - O Filme"), também escalada para "Eliana".
No mesmo modelo da Globo, Record e Band não deverão investir "dinheiro vivo" na produção cinematográfica. A participação das TVs será com mídia (divulgação dos filmes em seus intervalos comerciais) e, principalmente, com o chamado "cross" mídia.
Esse é um verdadeiro "tesouro" para cineastas: usar os programas de TV para promover o longa.
Assim como personagens de "Celebridade" conversam sobre "Sexo, Amor e Traição", da Globo Filmes, os de "Metamorphoses", da Record, poderão assistir a "Eliana". O formato de Band e Record Filmes está bem longe de "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão". A intenção é que longas fiquem por conta de produtoras independentes (como ocorre com a Globo), que têm permissão legal de captar verba pública por leis de incentivo.
A produção de "Eliana" está por conta da Casablanca, que também produz para a Record a novela "Metamorphoses" e o seriado "Turma do Gueto".
O contrato envolveu a empresa da apresentadora, EMB, as produtoras Canal Azul e a mexicana Rio Negro. A multinacional Fox fará a distribuição. O filme está orçado em R$ 5,5 milhões, e a Casablanca já está em processo de captação de verba.
E a Record? Em primeiro lugar, seu papel será ceder a imagem de Eliana. O contrato da apresentadora com a emissora vai até 2006 e prevê sua atuação cinematográfica. É o segredo da Globo: apostar em seu próprio elenco para o cinema, a fim de valorizar a imagem de suas "estrelas" na TV.
A Record deverá conceder R$ 2 milhões em mídia. Considerando o preço dos intervalos, o valor representa quase o dobro de comerciais do que na Globo. Isso sem falar do valoroso "cross" mídia. (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Padre Marcelo reencarna no cinema
Próximo Texto: TVs copiam o "modelo Globo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.