São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Projeto Jennie
SBT, 14h30.
 
(The Jennie Project). EUA, 2001, 90 min. Direção: Gary Nadeua. Com Alex D. Linz, Sheila Kelley, Lance Guest. Cientista traz da África um chimpanzé de espécie ameaçada de extinção. A família a princípio torce o nariz. Depois, Jennie, a macaquinha, se mostrará irresistível. Feito para TV.

A Ilha da Garganta Cortada
Globo, 15h30.
   
(Cutthroat Island). França/EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo conta com a ajuda de um prisioneiro instruído, capaz de decifrá-lo. Contra ela, tem um perigoso pirata, inimigo do pai. Tentativa de ressuscitar o capa-e-espada, em que a única audácia digna de nota é a agradável presença de Geena Davis como pirata.

Matrix
SBT, 22h30.
   
(Matrix). EUA, 1999, 136 min. Direção: Andy e Larry Wachowski. Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne, Gloria Foster. Estamos no futuro, onde um hacker brinca de realidade virtual, ao menos até descobrir que ela não é virtual (ou então que tudo é virtual, o que dá na mesma). Ao contrário: Matrix é o sistema que tomou conta do universo. Será preciso lutar para trazer o mundo de volta à realidade. Ou: as dores da virtualidade ao alcance de todos. Muito longe da revolução que a publicidade prometia. Mas um filme simpático.

A Hora da Vingança
Bandeirantes, 1h30.
 
(True Vengeance). EUA, 1997, 90 min. Direção: David Worth. Com Daniel Bernhardt, Beverly Johnson, Miles O'Keefe. Máfia japonesa seqüestra filha de um oficial da Marinha americana. O preço do resgate é alto e estranho: para ver a filha outra vez, ele terá de matar o presidente de uma grande empresa.

Intercine
Globo, 2h05.

Para fechar a semana, o espectador pode optar entre duas superproduções: "Lawrence da Arábia" (Inglaterra, 1962, de David Lean, com Peter O'Toole, Alec Guinness, Anthony Quinn) e "Cleópatra" (1963, de Joseph L. Mankiewicz, com Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison).

A Hora do Pesadelo 3
SBT, 2h45.
  
(Nightmare on Elm Street 3, A Dream Warriors). EUA, 1987, 96 min. Direção: Chuck Russell. Com Robert Englund, Patricia Arquette, Laurence Fishburne. Freddy Krueger volta a invadir os sonhos dos adolescentes. Mas estamos longe do talento de Wes Craven.

Viajantes da Galáxia
SBT, 4h30.
  
(Hyper Sapien: People from Another Star). EUA, 1986, 93 min. Direção: Peter H. Hunt. Com Sydney Penny, Keenan Wynn. Duas jovens aliens desembarcam na Terra, no Wyoming, mais exatamente, onde fazem amizade com um adolescente, que as abriga e depois protege. Só para São Paulo. (IA)

Só os anjos têm olhos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

No voyeurismo, o olhar é presente, e o corpo, ausente. No cinema somos voyeurs, não podemos interferir no destino dos heróis.
Assim era com os anjos de "Asas do Desejo", que podiam olhar os humanos, mas não interferir em suas vidas. Em "Tão Longe, Tão Perto" (AEM, 22h), Damiel já abandonou as funções angelicais, forçado a ganhar corpo e humanidade para poder encontrar a mulher amada. No mais, virou um prosaico pizzaiolo e não reclama da vida.
Agora, Cassiel, o outro anjo, salva uma menininha e tem o mesmo destino. Mas a questão não está aí. E nem na presença de Nastassia Kinski, outro anjo. No filme original, de 1987, estávamos ainda numa Berlim dividida. Havia algo para os anjos verem lá de cima. Agora, neste filme de 1993, tudo está devassado.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! China liberta a Escrava Isaura!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.