São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema rouba a cena na Comic-Con

Maior convenção de quadrinhos do mundo, evento em San Diego exibiu cenas inéditas de "Alice" e "Homem de Ferro 2"

126 mil pessoas visitaram o encontro de HQ e cultura pop; com crescimento, organização estuda mudança para cidade maior

Denis Poroy/AP
O ator Johnny Depp, que apresentou no evento o trailer da nova parceria com Tim Burton, o longa ‘Alice no País das Maravilhas’

JOSÉ BUENO DE SOUZA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SAN DIEGO

Alguns dos mais esperados projetos de cinema e TV passaram por uma prova de fogo durante a 40ª edição da San Diego Comic-Con, ocorrida entre os dias 22 e 26 de julho na Califórnia, EUA. Essa é a maior e mais antiga convenção de quadrinhos e cultura pop do mundo.
Ao longo dos cinco dias de programação, filmes como "Homem de Ferro 2", "Avatar", "Sherlock Holmes" e séries como "Lost" ganharam eventos para um público de 126 mil pessoas, ávidas por novidades.
Sem espaço para ampliação em San Diego, a convenção estuda a possibilidade de transferência para outra cidade. Los Angeles e Las Vegas estão entre as candidatas. De acordo com a organização, porém, a Comic-Con é obrigada a acontecer no mesmo local até 2012.
Em um dos painéis mais festejados do evento, o diretor Jon Favreau e elenco comandado por Robert Downey Jr. e Don Cheadle apresentaram pela primeira vez cenas do filme "Homem de Ferro 2", que tem lançamento previsto para abril de 2010. Favreau também anunciou a produção do filme dos heróis "Os Vingadores" (dos quadrinhos da editora Marvel Comics).
Durante outro painel, o ator Gary Oldman falou sobre o início das filmagens de um novo Batman. Segundo ele, a produção dirigida novamente por Christopher Nolan (de "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas"), começa a ser rodada em 2010.

Além dos quadrinhos
Fora das adaptações de histórias em quadrinhos, a convenção foi palco para a apresentação de "The Imaginarium of Doctor Parnassus", novo filme de Terry Gilliam. Este foi o último projeto em que o australiano Heath Ledger atuou.
Como Ledger morreu em janeiro de 2008 -antes de terminar as filmagens do longa-, três atores complementaram seu papel: Colin Farrell, Johnny Depp e Jude Law.
Durante a semana, o diretor Tim Burton apresentou o trailer de seu novo projeto, a adaptação para os cinemas de "Alice no País das Maravilhas", com direito a aparição de Johnny Depp, que interpretará o Chapeleiro Maluco.
O evento também sediou a primeira exibição de cenas de "Avatar", longa em 3D em produção há quatro anos pelo diretor James Cameron.
"Avatar" tem influência sobre outro projeto esperado pelo público: a adaptação do livro "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien. De acordo com Peter Jackson (diretor da trilogia "O Senhor dos Anéis", também de Tolkien, e produtor de "O Hobbit"), a tecnologia de efeitos especiais criada por Cameron será usada no projeto.
Programas de TV também utilizaram a Comic-Con para divulgação. O seriado "Lost" promoveu painel sobre a sua sexta e última temporada, que será exibida em 2010. Sem falar sobre a trama, os produtores Carlton Cuse e Damon Lindelof disseram que o último ano será diferente dos anteriores e tentará responder a todas as dúvidas dos espectadores.


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Cresce adaptação de livros para HQ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.