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"CRIME E PAIXÃO"
Aldrich faz da crise a força de seu filme
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A crise é uma questão em
boa parte do cinema de Robert Aldrich. A da mitologia do
western, que está em "Vera Cruz"
(54), e a do noir glamourizado pelo cinema dos anos 40, em "A
Morte num Beijo" (55), são exemplos. Outra é a do policial durão e
ético, cuja fibra rígida parece derreter em "Crime e Paixão" (75).
Em "Crime e Paixão", o "tough
guy" é o policial Phil (Burt Reynolds), que no final das contas
não é lá muito durão. Traumatizado pelo chifre que tomou da
mulher, evita assumir casamento
com Nicole (Catherine Deneuve),
uma classuda prostituta de luxo
cujo trabalho, claro, vai irritando
os brios do tira apaixonado. A
imagem clássica do policial inabalável está em crise, cheia de desgastes nesses anos 70.
Década que também aponta um
olhar mais cínico sobre o mundo.
No filme, investiga-se a morte de
uma atriz pornô. Aparentemente,
a pequena se suicidou, o que seria
conveniente para seus clientes, todos figurões da alta casta política
dos Estados Unidos. Mas o pai da
garota, neurótico veterano da
Guerra da Coréia, ultrapassa a polícia para tentar desvendar a fatalidade. A câmera de Aldrich, que
não é das mais elegantes em seus
movimentos, filma esta Sodoma e
Gomorra atenta ao prosaico, inclusive a baixaria que freqüenta o
departamento de polícia, antro de
criminosos e policiais pornográficos e sádicos. Um país na UTI.
Também em estado grave está
aquele gênero policial que consertava as coisas no epílogo da trama. Se já em "A Morte num Beijo", por exemplo, havia uma visão
distópica sobre o ser humano em
seu planeta (inclusive com um
inédito cinema que privilegiava a
presença de corpos na tela), em
"Crime e Paixão" o mundo não é
melhor. Pior até, naquele instante
pós-"Operação França" (71),
quando, pelo menos para aquele
Robert Aldrich em crise, não havia muito a se mostrar de inovação na imagem, a não ser importações e misturas inusitadas, como a de referências a "Moby
Dick" e "Um Homem, Uma Mulher" e pôr Catherine Deneuve
nos braços do galã Reynolds.
Crime e Paixão
Direção: Robert Aldrich
Lançamento: Paramount (R$ 38, em média)
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