São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESENHA
Irmão caçula dos livros de viagem

de Londres

Andrew Mueller parece um irmão mais novo imaginário de Paul Theroux -autor norte-americano de títulos de literatura de viagem, como "The Great Railway Bazar". Em "Rock and Hard Places", Mueller trilha seu caminho em busca das sensações dos habitantes dos países que visita.
O livro é uma coletânea de minireportagens que o autor escreveu ao acompanhar bandas como o Green Day, em turnê pelo Canadá, Prodigy, no Líbano, Alisha's Attic, no Japão, U2, em Sarajevo, Def Leppard, no Marrocos, e outros. Também há capítulos sem shows, nos quais entram as investigações de Mueller pelo "underground" cultural dos países.
Com uma narrativa informal e o mundo da música pop como pano de fundo, Mueller observa costumes comezinhos e troca idéias com os populares. As observações e a curiosidade são quase adolescentes, e o livro ganha em inocência mesmo ao encarar questões como o Taliban no Afeganistão ou a crise no Leste Europeu.
Não é necessário curtir as bandas para gostar do livro, mas uma dose de nostalgia pelas velhas narrativas dos viajantes do século 19 pode ajudar a fazer um paralelo, pelo menos afetivo, com os caminhos de Mueller.
O livro está povoado de encontros entre a cultura ocidental e a oriental, como que respondendo a uma necessidade do autor em provar a universalidade do pop fabricado pelo lado de cá.
Mueller é irônico, e uma de suas artes é criar comparações pouco usuais. Referindo-se ao encontro entre os ministros do Exterior de Hitler e Stálin, que dividiu a Europa oriental entre a Alemanha e a Rússia em 1939, escreve que "nenhum encontro entre duas pessoas teve tantas ramificações calamitosas para a história da humanidade até que Tim Rice fosse introduzido a Andrew Lloyd Weber", produtores do musical "Evita", com Madonna. (SC)


Avaliação:    

Livro: Rock and Hard Places Autor: Andrew Mueller Lançamento: Virgin Quanto: US$ 20 (importado)

Texto Anterior: Livro: Obra sintetiza cultura pop globalizada
Próximo Texto: Livro - lançamentos: "As Horas" é "Mrs. Dalloway" dos anos 90
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.