São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Leve espuma de ouvido para ver o longa de Rob Cohen

DE NOVA YORK

Um conselho fundamental: leve espuma de ouvido quando for assistir a "Velozes e Furiosos". Sabe aquela que as pessoas usam em show de estádio? Ou, ainda mais apropriado para o tema, em corridas de carro?
Porque não há estréia mais barulhenta neste ano do que esta. Também é um dos melhores filmes de temática adolescente a aparecer no esquemão de Hollywood nos últimos meses, se não contarmos os independentes "Bully" (a Mostra de São Paulo vai exibi-lo, não perca) e "Ghost World" (idem no Festival do Rio).
O "culpado" atende pelo nome de Vin Diesel (nome de batismo Mark Vincent), que interpreta Dom Toretto e é a alma do filme. O nova-iorquino de 34 anos é um talentoso ator/diretor e ganhou a atenção de Steven Spielberg quando trabalhou em "O Resgate do Soldado Ryan".
Desde então, virou um daqueles sangues novos que fazem o cinemão norte-americano não morrer de vez na praia, soterrado por títulos como "O Retorno da Múmia" e "American Pie 2". Aqui, ele interpreta o líder de uma gangue de racha de rua em Los Angeles que, nas horas vagas, suspeita-se, lidera também um grupo de assaltantes de cargas.
Envolve-se com o aspirante a piloto das ruas Brian (Paul Walker, por quem as menininhas vão suspirar), que não é exatamente quem ele diz que é (não vou estragar a surpresa). É do duelo de poder entre os dois que vão sair as melhores cenas de corrida.
"Velozes e Furiosos" tinha tudo para ser mais um exemplar da luta entre o bem e o mal, com o bem vencendo no final (variante 1) ou o mal vencendo no final (variante 2). Mas aqui é mais sutil. Ninguém vence, porque são todos anônimos e sem importância, como são anônimos e desimportantes os verdadeiros protagonistas dos rachas da Califórnia. De quebra tem a filha de modelo brasileira Jordana Brewster e Michelle Rodriguez, ótima atriz revelada em "Girlfight". (SÉRGIO DÁVILA)


Velozes e Furiosos
The Fast and the Furious
   
Direção: Rob Cohen
Produção: EUA, 2001
Com: Paul Walker, Vin Diesel
Quando: a partir de hoje nos cines Center Penha, Eldorado, Interlagos, Lapa, Morumbi e circuito




Texto Anterior: Cinema/estréia: Velocidade máxima
Próximo Texto: "Ódio" a nanquim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.