São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Mona Lisa estava grávida ou tinha dado à luz, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Mona Lisa estava grávida -ou tinha acabado de dar à luz. Essas são as conclusões a que chegaram pesquisadores que estudam o famoso quadro de Leonardo da Vinci. Para analisar a pintura, que data do século 16, eles utilizaram equipamentos de tecnologia tridimensional.
"Graças a um rastreamento feito com scanner a laser, foi possível descobrir um tecido de renda muito fino que Mona Lisa estava vestindo.
Era uma vestimenta típica das mulheres que acabaram de ter filhos ou que estavam a ponto de", disse Michel Menu, diretor do Centro de Pesquisa e Restauração francês.
Especialistas dizem que a mulher na pintura era Lisa Gherardini, mulher do mercador Francesco del Giocond, e que Da Vinci iniciou a obra em 1503. O nome Mona Lisa é o equivalente a Madame Lisa. "La Gioconda", como a pintura é chamada em muitos países, refere-se a seu nome de casada. O estudo teve início em 2004. A tela está no Louvre desde 1804.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Evento Folha: Sarlo faz crítica ao populismo de mercado
Próximo Texto: Documentário: Programa foca "pai" de Zé Bonitinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.