São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA-DENÚNCIA

Outros filmes que criticam corporações

"SUPER SIZE ME - A DIETA DO PALHAÇO" (2003)
Morgan Spurlock filmou sua própria experiência ao se alimentar exclusivamente de hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes do McDonald's durante um mês. O filme provocou a ira do restaurante fast food mas também trouxe alterações no cardápio da rede, que passou a informar valores calóricos e nutricionais e a oferecer opções mais saudáveis.

"THE CORPORATION" (2003)
Documentário de Mark Achbar, Joel Bakan e Jennifer Abbott inspirado no best-seller de Joel Bakan "The Corporation - The Pathological Pursuit of Profit and Power". O objetivo central, aqui, é comparar as corporações contemporâneas a seres de comportamento sociopata, e apesar de algumas conclusões simplificadas, traz ótimos depoimentos e alguns escândalos inacreditáveis.

"OBRIGADO POR FUMAR" (2005)
Comédia sobre as agruras de Nick Naylor (Aaron Eckhart), um profissional especializado em fazer lobby para a indústria tabagista nos Estados Unidos. Sua postura provoca a ira de um senador (William H. Macy), que faz campanha contra os cigarros, e que declara guerra a Naylor.

"SOS SAÚDE" (2007)
"Sicko", o novo documentário de Michael Moore, foi exibido no Festival de Cannes desse ano e tem lançamento no Brasil previsto para janeiro de 2008. Agora, o alvo do diretor de "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 11 de Setembro" é o inexistente sistema de saúde pública nos Estados Unidos e, sobretudo, a precariedade dos planos de saúde do país.


Texto Anterior: Comentário: Redes vendem um padrão de paladar medíocre
Próximo Texto: Crítica/"O Vidente": Thriller não-linear se perde e expõe fraquezas do elenco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.