São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

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Campanha antianorexia gera polêmica em Milão

Anúncio lançado durante a semana de moda italiana mostra modelo anoréxica nua

Outdoors com a imagem gigantesca de uma modelo anoréxica nua, os ossos saltando sobre a pele descarnada e com escamações pelo corpo provocadas pela magreza extrema estão chocando Milão e a Itália em plena semana de moda.
Os cartazes são de uma campanha criada pelo polêmico Oliviero Toscani, ex-publicitário da Benetton. Ao lado da modelo, aparece a frase "No Anorexia". O "no" serve tanto para criar a negativa quanto para indicar o outro motivo do anúncio: a grife No.l.ita.
A modelo é a francesa Isabelle Caro, 27, 1m65 e 31 kg, que sofre da doença desde os 13 anos. "Meu sofrimento só terá um sentido se puder ajudar quem caiu na mesma armadilha", disse ela à "Vanity Fair".
Estilistas e autoridades italianas declararam seu apoio à campanha, que, no entanto, foi duramente criticada pela Associação para o Estudo e a Pesquisa sobre a Anorexia.
A publicidade ocupa outdoors em ruas de comércio de luxo e nos jornais.
"A anorexia diz respeito à mídia, sobretudo à TV, que propõe modelos absurdos às garotas", disse Toscani, que nos anos 90 fez uma campanha igualmente chocante sobre a Aids.


com VIVIAN WHITEMAN


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