São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Best-sellers ganham as telas em 2008

Adaptações para o cinema de sucessos nas livrarias têm chances de receber os grandes prêmios dos EUA do ano que vem

Pelo menos oito longas baseados em livros chegam aos cinemas em 2008, entre eles a animação "Persépolis", da iraniana Marjane Satrapi


DA REPORTAGEM LOCAL

Você já viu este filme antes: um título faz sucesso nas livrarias e acaba transposto para o cinema. Às vezes, dá certo e o texto ganha incrível vivacidade nas telas; em outros casos, o livro não tem a mesma sorte. E só há uma maneira de julgar: ler o livro e ver o filme.
Em 2008, pelo menos oito longas baseados em livros serão lançados nos cinemas. O primeiro da safra, no Brasil, é a animação "Persépolis".
"Persépolis" é um relato da história recente do Irã, a partir da Revolução Islâmica, sob a visão da autora, Marjane Satrapi. Ela era uma criança em 1979, quando o aiatolá Khomeini chegou ao poder, e acompanhou as transformações da sociedade, do uso do véu à repressão às manifestações políticas.
Satrapi vive hoje na França e se tornou cartunista de sucesso, com direito a coluna no "New York Times". Co-dirigiu o filme, que é a aposta francesa para o Oscar de filme estrangeiro de 2008.
Outro que tem boas chances nos prêmios do semestre que vem é "Desejo e Reparação", baseado no livro do escritor inglês Ian McEwan. Foi indicado às principais categorias do Globo de Ouro: concorre a melhor drama, diretor, roteiro e ator -James McAvoy.
Ele interpreta Robbie, o jovem caluniado por Briony, a irmã mais nova de seu grande amor, Cecilia (Keira Knightley). O título do romance, "Reparação", refere-se justamente à tentativa de Briony de reverter o mal que cometeu ao casal.
O autor aprovou a adaptação. "Visualmente esplêndido", "bom elenco e boas performances" e "em nenhum sentido afronta ao livro", elogiou em entrevista ao "The Wall Street Journal", no mês passado. McEwan fez apenas uma ressalva: "Há muitas coisas que se passam dentro dos personagens, e isso nenhum filme consegue mostrar".
"Na Natureza Selvagem", inspirado no livro de Jon Krakauer, também se inclui na categoria de "premiáveis". O filme de Sean Penn tem o maior número de indicações ao Screen Actors Guild, a Associação de Críticos de Los Angeles.

Blockbuster
Se a versão cinematográfica de "O Caçador de Pipas", também indicado ao Globo de Ouro, repetir o sucesso do original, será o blockbuster do ano. Só no Brasil, o livro vendeu mais de 1,6 milhão de exemplares.
O filme tem direção de Marc Forster (de "Mais Estranho que a Ficção") e roteiro de David Benioff ("Tróia" e "A Última Noite", de Spike Lee).
Ainda em 2008, estréiam "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", sexta aventura do bruxinho, dirigido por David Yates, de "Harry Potter e a Ordem da Fênix". (TEREZA NOVAES)


Texto Anterior: Crítica/"Em Paris": Diretor exibe vitalidade que volta a estar presente no cinema europeu
Próximo Texto: Saiba mais: Editoras fecham acordo com produtores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.