São Paulo, sábado, 29 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro atualiza entrevista

especial para a Folha

"O Ócio Criativo" é um volume de leitura fácil e promete tornar-se o título de maior sucesso do sociólogo italiano Domenico de Masi no Brasil. Resume, numa longa entrevista, suas concepções sobre trabalho na chamada sociedade pós-industrial.
Na verdade, trata-se da atualização de uma publicação esgotada em 97, na Itália. De Masi e a jornalista Maria Serena Palieri, do diário "L'Unitá" (o sociólogo pertenceu ao Partido Comunista Italiano), retomam seu diálogo, de maneira a ampliar os temas que se revelaram de maior interesse desde a primeira versão do livro.
Além de instigar reflexões sociológicas, a jornalista é cúmplice na revelação de dados biográficos que fetichizam a personalidade do entrevistado.
Sobre uma fase de hiperatividade do autor, ela colhe a declaração: "Não conseguia dizer não a nenhum compromisso, provavelmente devido a alguma insegurança ligada à pobreza que a minha família atravessou depois da morte precoce de meu pai". De Masi afirma que sua reflexão sobre o "ócio criativo" surgiu como reação à overdose de trabalho.
Sobre esse conceito, essa "outra coisa" que não é trabalho e que preencherá o tempo do homem do século 21 (ao menos aquele plenamente inserido na mecânica social, nos países e bolsões desenvolvidos), o sociólogo tem muitas tiradas de colorido romântico-positivista. Por exemplo, um elogio ao "modelo de vida solidária" da telenovela "Terra Nostra".
De outro lado, em suas respostas é possível traçar um panorama da evolução das idéias sobre o trabalho desde os anos 60. (AM)


Avaliação:   

Livro: O Ócio Criativo
Autor: Domenico de Masi
Editora: Sextante
Lançamento: amanhã, às 15h, com debate seguido de autógrafos, no Salão de Idéias da Bienal
Quanto: R$ 27 (336 págs.)


Texto Anterior: De Masi se explica em "Ócio Criativo"
Próximo Texto: Marilene Felinto: A imagem como voz da poesia
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.