São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em NY, não existe lei de meia-entrada

DENISE GODOY
DE NOVA YORK

Em Nova York, não existe nenhuma lei que obrigue os produtores culturais a dar desconto aos estudantes. Quem dá o faz por filosofia ou simples estratégia de marketing. Os descontos estão concentrados em cineclubes e salas especiais.
A maior parte dos grandes cinemas "comerciais" de Manhattan não tem como política dar abatimento para estudante -as casas de espetáculo, menos ainda. Já os teatros e os museus costumam oferecer tarifas especiais.
Quando o desconto existe, oscilando, em geral, entre 30% e 35% do valor integral, é o estabelecimento que determina as regras. Às vezes, a administração limita os dias ou horários de exibição para os quais os estudantes podem comprar ingressos com desconto -às segundas e quintas, por exemplo, ou até as 18h.
Em outras ocasiões, fixa-se um limite de idade (só até 25 anos ou só até 29, em determinados lugares); há também casos em que o benefício só é concedido a estudantes em tempo integral (não pode se tratar de um estudante de pós-graduação, por exemplo, que vá à faculdade apenas duas vezes por semana).
Alguns estabelecimentos definem uma cota de ingressos para estudantes por sessão -o percentual varia muito- de acordo com as suas metas de rentabilidade.
Quase todas as salas de cinemas dão desconto para crianças (de até dez ou 12 anos, dependendo do lugar) e idosos, mas com algumas das restrições citadas acima.
Na hora de cobrar tarifa reduzida, são aceitas as carteirinhas de identificação estudantil que as escolas e universidades fornecem a todos os seus alunos. No caso de estudantes estrangeiros, a passeio na cidade, é aceita a carteirinha Isic (International Student Identity Card).
Nenhuma instância governamental oferece contrapartida aos produtores culturais pela concessão de meia-entrada. Como o benefício faz parte de uma política comercial variável de um estabelecimento para o outro, não há estimativas oficiais sobre o percentual de meias-entradas em relação ao total de ingressos.


Texto Anterior: Até secretário recebeu oferta de carteirinha
Próximo Texto: Salas de Paris têm descontos opcionais para famílias grandes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.