São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Uso do açúcar é estratégia das famílias pobres"

DA ENVIADA AO RIO

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas entrevistou 5.000 usuários do cartão Bolsa Família, em 229 municípios brasileiros, entre setembro e outubro de 2007. O resultado da pesquisa foi divulgado na última sexta.
Francisco Menezes, diretor do Ibase, que colaborou com o projeto de "Garapa" dando informações ao diretor José Padilha, afirma que "o filme consegue mostrar como se concretizam as coisas vistas na pesquisa".
Sobre o uso da garapa como alimento primordial, conforme o filme registra, Menezes diz: "O açúcar é uma estratégia das famílias em extrema pobreza. Compram uma quantidade de alimentos que dura até determinado dia e uma quantidade maior de açúcar, para mantê-los de pé até receber de novo o Bolsa ou outro programa de governo".
As famílias do filme enquadram-se no perfil da "insegurança alimentar grave: o caso de pessoas em situação permanente de falta de comida". (SA)


Texto Anterior: Novo filme será drama em prisão
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.