São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Álbum é disco de intérprete

EDSON FRANCO
Editor de Veículos

Apesar de estampar o nome de uma banda na capa, "Blue" (Continental), novo trabalho do grupo britânico Simply Red, é um disco de intérprete, com tudo o que isso tem de bom e de ruim.
O cantor Mick Hucknall cuidou para que todos os aspectos que poderiam caracterizar uma banda fossem escamoteados. Sob esse aspecto, a saída de campo do guitarrista brasileiro Heitor TP é sintomática.
Assim, ninguém compete em carisma com o cantor nas 13 faixas do CD. Sua voz é o fio condutor e fator unificador da obra. Da escolha do repertório às fotos do encarte, "Blue" é um disco de Hucknall. Ponto.
Mas, conhecedor de suas limitações fora do microfone, o vocalista convocou quatro produtores para cuidar das faixas, o que confere uma variedade pouco comum aos CDs anteriores do Simply Red.
Com isso, Hucknall pôde ir além das variantes da soul music -o que ainda faz melhor- e se arriscar nas vicissitudes do reggae, do standard jazzístico, da dance music e do pop anos 60. Coube aos produtores a tarefa de armar a cama. Sobre ela, Hucknall deitou e rolou.
Maduro, está cantando como nunca, deixando de lado o uso abusivo de falsetes e as afetações que marcaram seus primeiros anos de carreira.
Ao fazer isso, entra num jogo que pode lhe custar alguns fãs. Caminhando por um caminho pedregoso, pelo qual já havia trafegado George Michael, Hucknall quer provar, com "Blue", que pode ir além dos quadrantes do pop ortodoxo.
Quase chegou lá. Falta outra identidade que rivalize com os vocais. Algo que fizesse da obra um aglutinador de idéias, e não um acúmulo de tentativas.
Enfim, o CD carece de um conceito que tire dele o cheiro de coletânea. Noves fora, "Blue" é uma coleção de pérolas instantâneas e fugazes, cantadas com uma afinação inquestionável e arranjos de bom gosto. O que mais um fã de pop pode querer?

Disco: Blue Banda: Simply Red Lançamento: Continental Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.