São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrentes abordam de miséria a guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

Se no Brasil "2 Filhos de Francisco" é um fenômeno, mundialmente o longa é ainda ilustre desconhecido, apenas mais um entre as produções de 91 países convidados a indicar seu representante de melhor filme de língua estrangeira no Oscar.
Enquanto os cinco candidatos não são anunciados, publicações especializadas falam sobre filmes como "Tsotsi" (criminoso adolescente), da África do Sul. Comparado a "Cidade de Deus", aborda o líder de uma gangue que acidentalmente seqüestra um bebê.
Com temática também ligada à miséria, o colombiano "La Sombra del Caminante" (a sombra do andarilho) enfoca dois homens: um deles perde uma perna e não consegue emprego; o outro é carregador de mercadorias. Da Índia vem "Paheli" (enigma), baseado em conto folclórico local, sobre um fantasma apaixonado.
Já a fantasia chinesa "Mo Gik" é a nova produção de Chen Kaige ("Adeus, Minha Concubina"). As guerras mundiais servem de tema para França ("Joyeux Noel"); Alemanha ("Uma Mulher contra Hitler") e Tailândia ("The Tin Mine"). Entre outros, estão o iraniano "Too Far, Too Close", sobre neurocirurgião que busca redenção, e o holandês "Bluebird of Happiness", em que uma garota sofre problemas na escola.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cinema: "2 Filhos" arma lobby para chegar ao Oscar
Próximo Texto: Música: Milton e Caetano tentam afiar show
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.