São Paulo, Sexta-feira, 29 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHEAP THRILLS

Há dois motivos básicos para "Cheap Thrills", de 1968, ser o disco mais famoso de Janis Joplin. Primeiro: traz a derramada "Summertime", de Heyward e Gershwin, canção que acabou inapelavelmente atrelada à figura da cantora. Segundo: a capa hilária desenhada pelo quadrinhista Robert Crumb, num encontro histórico para a contracultura.
Enquanto seu primeiro álbum alcançou apenas a 60ª posição nas paradas, Janis chegou pela primeira vez ao topo com "Cheap Thrills", disco mais vendido na América por quase dois meses seguidos -feito alcançado numa época de efervescência total de lançamentos antológicos do rock.
A base do trabalho de Janis está toda no disco: blues eletrificado, vocal gritado, guitarra e bateria numa muralha de som viajandão. Mais do que "Summertime", a belíssima "Piece of my Heart" resume tudo. As quatro faixas bônus presentes na nova edição do CD são apenas um brinde para um disco irretocável. (TM)

Texto Anterior: Big Brother
Próximo Texto: Pearl
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.