São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A grande piada da "sustentabilidade" no palco da moda

DUILIO FERRONATO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma gordinha fala para a amiga: "Ainda não arranjei ninguém para me sustentar aqui", a amiga explica : "Boba, essa história de sustentabilidade é coisa que tem a ver com a natureza, não é para arranjar marido!".
O tema parece que fez muita gente começar a entender o que seria isso.
Não que já não estivesse mais do que na hora de todo o mundo estar careca de saber, mas mesmo assim foi bom provocar.
O grande salão de entrada da São Paulo Fashion Week foi revestido com papelão branco com furos redondos, deixando entrar alguma luz natural. Projeto dos cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara.
O grande equívoco da cenografia foi ignorar que sustentabilidade tem a ver com uso de luz natural. O projeto optou por escurecer o piso superior e usar luz artificial, sendo que as grandes janelas do prédio da Bienal seriam capazes de economizar pelo menos 30% de eletricidade.
Isso seria facilmente solucionado por qualquer escritório de conforto ambiental. O calor causado pelas lâmpadas obrigava o ar-condicionado a funcionar no máximo. O cenógrafo Marton fez toda a diferença em nove passarelas. Com André Lima causou grande impacto, utilizando volumes de diferentes cores e tamanhos.
Uma gafe imperdoável: as marcas de mão por toda a fórmica do cenário, deixando claro que os montadores das estruturas não usaram luvas para a montagem.
E sustentabilidade também tem a ver com a segurança do trabalho. Equipamento de segurança é de uso obrigatório .
Já na sala três havia uma escada no fundo da passarela sem corrimão. Seria motivo para ser interditada, mas um bombeiro, que cuidava das saídas de emergência, disse que um "acerto" foi feito.
Sustentabilidade também é combater "jeitinhos".
Mas algumas pessoas parecem acreditar que sustentabilidade é só moda e daqui a algum tempo ninguém mais vai falar disso mesmo.


Texto Anterior: São Paulo Fashion Week/Outono-inverno 2007: Marcelo Sommer arrasa com country-pop
Próximo Texto: Com bolsas gigantes a tiracolo, vítimas da moda carregam peso nos ombros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.