São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osesp faz em abril ópera de Wagner e gravação ao vivo de Rachmaninov

DA REPORTAGEM LOCAL

Abril será também um mês de ópera na Osesp. Nos dias 13, 15 e 17 o maestro Ira Levin, ex-regente do Teatro Municipal de São Paulo, fará em versão de concerto o primeiro ato de "A Valquíria", de Richard Wagner (1813-1883).
A ópera, estreada em 1870, é o segundo capítulo do ciclo "O Anel do Nibelungo", monumento sonoro absolutamente portentoso.
Participam do primeiro ato apenas três personagens. Sieglinde será cantada pela soprano lituana Violeta Urmana, que já se apresentou no mesmo papel em Bayreuth. Siegmund terá o tenor americano Stephen Gould, que fará este ano o papel título de "Siegfried", no "Ring", também de Bayreuth. Hunding será o baixo americano, radicado em Belo Horizonte, Stephen Bronk.
Nos concertos de hoje, amanhã e sábado há também novidades. Sob a direção de John Neschling, o pianista Arnaldo Cohen inicia a gravação, ao vivo, das peças para piano e orquestra de Sergei Rachmaninov. Ele fará a "Rapsódia sobre um Tema de Paganini", que, ao lado dos concertos, será lançada pelo selo Biscoito Fino. No mesmo programa, a "Sinfonia nš 4", de Franz Schubert, que a Osesp também gravará.
Entre os dias 6 e 8 a Osesp estará sob a regência do maestro francês Sylvain Gasançon e trará o jovem pianista brasileiro Fábio Martino. Estão programados um concerto de Nikolai Medtner, pianista e compositor russo, e a "Sinfonia nš 8", de Dvorak.
Dos dias 20 a 22, três récitas regidas por Leif Segerstam, que esteve por aqui há dois anos, pelo Cultura Artística. Ele fará Sibelius e uma de suas próprias sinfonias, a de número -pasmem!- 149.
Por fim, entre 27 e 29 de abril, John Neschling regerá a "Sinfonia nš 1", de Tchaikowski, e a "Sinfonia para Violoncelo e Orquestra", de Britten, tendo como solista o francês Jean-Guihen Queyras, que se apresenta com um instrumento Gioffredo Cappa, de 1696.
(JBN)


Orquestra Sinfônica do Estado
Quando: qui. e sex., às 21h; sáb., às 16h30 ("A Valquíria" será apresentada excepcionalmente às 20h do dia 17/4)
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes s/nš, tel. 0/xx/11/3337-5414)
Quanto: de R$ 25 a R$ 79



Texto Anterior: Ópera: São Paulo terá dois "Orfeus" em um mês
Próximo Texto: Erudito/Crítica: A mais fina ginga da Sinfônica da BBC Escocesa com Ilan Volkov
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.