São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA DOCUMENTA

"Reverie" tem sessão hoje no Cine Bombril, seguida de debate

Martins é foco de cineastas belgas

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Hoje, às 20h, no Cine Bombril, acontece a pré-estréia do documentário belga "Reverie", que conta a trajetória musical do ex-pianista e maestro João Carlos Martins. O filme faz parte do projeto Folha Documenta.
Logo depois da sessão, haverá um debate com o musicista e com os cineastas Johann Kenivé e Tim Heirman, mediado por Gilberto Dimenstein, jornalista do Conselho Editorial da Folha, com o tema "Magia da Educação".
A entrada é franca e as senhas devem ser retiradas na bilheteria a partir das 19h30.
João Carlos Martins já havia sido tema de um filme em 2004. O documentário franco-alemão "A Paixão Segundo Martins" ("Die Martins-Passion"), da siberiana Irene Langemann, era focado essencialmente em sua vida pessoal.
Trazendo convidados como Pelé e Dave Brubeck, o filme mostrava algumas imagens do então pianista em ação, mas estava centrado, essencialmente, em contar os inúmeros problemas de saúde que marcaram sua carreira, bem como os escândalos políticos em que seu nome esteve envolvido.
Em "Reverie", o aspecto musical parece estar mais em relevo. O filme retrata a transição de Martins do piano para a regência.
"Foi um sonho para mim dos oito aos 26 anos. Depois, um pesadelo dos 26 aos 60. E, agora, voltou a ser um sonho, depois de minha primeira aula de regência", explica ele, no filme belga, em um inglês com sotaque carregado.
Com imagens gravadas no Brasil, Bélgica, EUA, França e Porto Rico, "Reverie" mostra Martins dirigindo, de cor e sem batuta, grupos como a Orquestra Pasdeloup e a sua Bachiana Chamber Orchestra, em obras como a "Sinfonia nš 5", de Beethoven, o "Concerto nš 2", de Rachmaninov, e, de Bach, a "Suíte Orquestral nš 2" e o "Concerto para Dois Violinos". Em sua nova carreira, Martins gravou dois discos duplos como maestro, com obras de Bach, lançados no Brasil ano passado pelo selo Atração Fonográfica.
Sua Bachiana realiza temporada no Cultura Artística, cuja próxima apresentação no próximo dia 18 tem como convidado o pianista Arthur Moreira Lima.


Folha Documenta - Reverie
Quando: hoje, às 20h
Onde: Cine Bombril - sala 1 (av. Paulista, 2.073, SP, tel. 0/xx/11/3285-3696)
Quanto: entrada franca (senhas devem ser retiradas a partir das 19h30)



Texto Anterior: Erudito/Crítica: A mais fina ginga da Sinfônica da BBC Escocesa com Ilan Volkov
Próximo Texto: Panorâmica - TV: Lima Duarte se desculpa à Globo pelas críticas que fez à rede em entrevista à Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.