São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Maria Bethânia"

Cineasta segue os passos de Bethânia com candura

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Maria Bethânia é uma grande cantora. E uma excelente atriz. A força dramática de sua interpretação já encantou diretores como Júlio Bressane ("Bethânia Bem de Perto", 1966), Hugo Santiago ("Maria Bethânia do Brasil", 2001) e, mais recentemente, o franco-suíço Georges Gachot ("Maria Bethânia: Música É Perfume", 2005). Desta vez, é Andrucha Waddington quem se rende aos encantos da baiana em "Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda", cuja pré-estréia ocorre hoje.
Se resistiu ao filme de Georges Gachot por achar que muita coisa já havia sido feita sobre seu trabalho -como revelou em entrevista à Folha há dois anos-, nesta obra Bethânia aparece como diretora geral.
Foi dela a idéia de registrar o espetáculo em que comemorou os 60 anos de idade, e 40 de carreira, na Concha Acústica, em Salvador, em 2005.
O show foi o ponto de partida para Waddington elaborar um breve "retrato" da cantora.
"Antes de começar a rodar, falei para ela que, por ser um universo que pertencia à sua intimidade, meu objetivo era desaparecer. Não queria ser uma pessoa atuante", afirma ele.
Assim, não há entrevistas ou declarações que expliquem os porquês de Bethânia. Waddington se restringiu a segui-la, tanto no show quanto numa visita à casa de sua mãe, Dona Canô, acompanhada pelo irmão Caetano Veloso.
Esse encontro é o que vale no documentário: sentados na varanda, Bethânia, Caetano e Dona Canô protagonizam uma cantoria, rememorando lembranças por meio de composições como "Felicidade", de Lupicínio Rodrigues. Uma roda de violão singela, com uma das principais famílias da música brasileira.


MARIA BETHÂNIA - PEDRINHA DE ARUANDA
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Cinesesc
Avaliação: bom


Texto Anterior: Documentarista e personagem são patrão e empregado na "vida real"
Próximo Texto: "Ó Paí, Ó" avista o Brasil a partir da Bahia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.