São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Wolverine volta mais forte, porém menos violento

À espera dos resultados das bilherias, produtores querem descobrir e levar à cadeia quem colocou o filme na rede

Personagem dos quadrinhos teve características atenuadas para que filme fosse liberado para adolescentes


DA ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

O anti-herói contraventor não gostou de ver as suas próprias regras transgredidas. O Wolverine de Hugh Jackman volta aos cinemas, depois da trilogia "X-Men", contrariado com quem deixou o seu filme vazar na rede e com os fãs que o baixaram. E correndo o risco de não ganhar continuação.
"X-Men Origens: Wolverine" foi produzido para ser o blockbuster do ano, para liderar a bilheteria em sua estreia e continuar rendendo até o verão americano, em julho. A preocupação da produtora, a Fox, é que o baixo rendimento impeça tal feito e ainda suspenda a sequência já planejada, que se passaria no Japão, contando uma das mais célebres histórias do personagem.
Enquanto não se pode medir o sucesso, a Fox se concentra em buscar o culpado pelo vazamento, "que deverá ficar uns dez anos na cadeia", segundo Lauren Donner, 59, produtora. Ela diz estar "muito perto" de encontrar o responsável.
"Já superei isso. Na hora, partiu meu coração, fiquei muito chateado, mas agora eu penso: sou fã de cinema, se as pessoas querem ver um filme, elas vão comparecer", diz Hugh Jackman, 40, também produtor do longa, tentando esconder a irritação com o tema.
O ator, que intensificou a malhação e a dieta de proteínas um ano antes do início das filmagens, em fevereiro de 2008, nunca esteve tão forte. Mas, em Los Angeles, chega aos estúdios da Fox tremendo de frio, para entrevistas ao ar livre, implorando por um casaco. "Não tenho nada de Wolverine."
Mas, nessa versão do personagem para as telas, Wolverine já não é mais o mesmo. Bem menos violento do que nos quadrinhos, ele teve a sua personalidade animalesca atenuada, para que o filme pudesse ser visto por adolescentes. Nos EUA, conseguiu ser liberado para maiores de 13 anos; no Brasil, porém, 16 anos é a idade mínima recomendada.
"Você precisa reconhecer que o filme é visto também por adolescentes, seria impensável excluir essa grande parte da base de fãs do personagem. Seria errado", afirma o protagonista. "Mas entendo a tentação de fazer uma versão mais adulta de Wolverine. Nos quadrinhos, ele mata pessoas só porque tem um surto. Ele passa por um acampamento e corta a cabeça de duas pessoas inocentes -mas isso seria inapropriado."
Inapropriado para menores, talvez, mas também mais fiel aos quadrinhos e, possivelmente, mais satisfatório para os fãs. (CRISTINA FIBE)
A jornalista viajou a convite da Fox.

NO BLOG
leia mais em folha.com.br/ilustradanocinema


X-MEN ORIGENS: WOLVERINE

Produção: Austrália/EUA/Canadá, 2009
Direção: Gavin Hood
Com: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Ryan Reynolds
Onde: estreia hoje no Anália Franco, Bristol, Jardim Sul e circuito
Classificação: não indicado a menores de 16 anos



Texto Anterior: Tudo errado
Próximo Texto: Crítica: Filme é um retrocesso na franquia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.