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Crítica/ "Filmefobia"
Goifman reafirma lado experimental
SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA
Em "33" (2002), documentário em torno da
busca pela mãe biológica do próprio diretor, Kiko
Goifman, apresentavam-se
princípios de risco, como a exposição do cineasta em relato
de caráter autobiográfico e um
conceito de "realização em progresso" que trabalha com dados
imprevisíveis na fase de planejamento e incontroláveis durante as filmagens.
Vencedor dos prêmios de
melhor filme e ator (o professor, ensaísta e cineasta Jean-Claude Bernardet) no Festival
de Brasília de 2008, "Filmefobia" dá prosseguimento à trajetória de Goifman como um pesquisador interessado pela experimentação, mas traz ingredientes ainda mais radicais e
polêmicos do que "33".
Desta vez, não se trata de um
documentário, mas de um longa de ficção que procura embaralhar os conceitos tradicionais
para lembrar que, em muitos
casos, eles já não conseguem
mais dar conta do hibridismo
da produção contemporânea.
"Filmefobia" se apresenta ao
espectador como o "making of"
de um documentário sobre
fóbicos.
No filme-dentro-do-filme, o
cineasta Jean-Claude (interpretado por Bernardet) expõe
diversas pessoas aos animais,
objetos e situações relacionados a suas fobias, como o medo
de ratos, de sangue ou de ser
enterrado vivo. O "making of" o
acompanha durante reuniões
de equipe e também durante as
filmagens.
"Filmefobia" seria "apenas"
um filme de ficção que finge ser
um documentário se o uso de
certos métodos de encenação
-como o uso de fóbicos em diversos papéis e de uma "agenda
secreta" que escondia deles algumas coordenadas das sequências que protagonizariam- não o tornasse um jogo
de diferentes camadas.
Algumas dessas coordenadas, no entanto, só estão ao alcance de quem conhece as circunstâncias de realização, como o envolvimento de Jean-Claude Bernardet e Kiko Goifman com seus personagens.
FILMEFOBIA
Produção:
Brasil, 2009
Direção:
Kiko Goifman
Com:
Jean-Claude Bernardet
Onde:
estreia hoje no Espaço Unibanco Augusta
Classificação:
não indicado para menores de
16 anos
Avaliação:
regular
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