São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolinho fofo


Assado em forminhas de papel e decorado, cupcake ganha versões de confeiteiros brasileiros

JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL

Por ser pequenino e colorido, cupcake sempre foi associado a criança -para ser feito e/ou comido por elas. Ao menos essa foi a visão disseminada aqui. Nos Estados Unidos, os bolinhos são uma febre que não poupa nem os marmanjos. Basta ver a quantidade de livros sobre cupcakes na Amazon.
No Brasil, a moda começa a chegar. Há cerca de um mês, um chef-pâtissier francês lançou uma marca especializada em cupcakes, a Le Petit Nicolas, que até o segundo semestre deve ganhar um ponto de venda (leia mais à direita). A próxima investida do recém-aberto ateliê de doces Jean et Marie é o lançamento de uma linha de cupcakes com quatro sabores.
"Tenho visto muito em casamento. Em vez de fazer aquele bolo tradicional, montam uma torre com vários cupcakes. A atriz Juliana Paes fez isso no dela", diz Carole Crema, 35, da doceria La Vie en Douce, que serve três sabores do bolinho.
O princípio do cupcake é simples. É um bolo pequeno, individual, assado em forminhas frisadas de papel e decorado com cobertura e confeitos. Nas receitas americanas, geralmente são cobertos com um creme à base de manteiga ("buttercream") ou glacê real.
"Creme manteiga é bem comum nos Estados Unidos e na França. No Brasil, até os anos 80, usava-se muito. Até que resolveram incriminar a manteiga e o aboliram", diz Heloísa Rodrigues, 38, professora e coordenadora do curso de confeitaria e panificação da Universidade Anhembi-Morumbi.
Embora o formato do cupcake seja semelhante ao do muffin, a professora esclarece que eles se diferem pelo método de produção, o tipo de massa e a textura. "Cupcake é um bolo do tamanho de uma xícara [daí o nome, em inglês], feito com uma massa de bolo tradicional que você coloca na forminha de papel. O muffin tem uma massa mais pesada. E o cupcake, tradicionalmente, é decorado."

Cupcakes de autor
A pedido da Folha, quatro profissionais da confeitaria criaram receitas de cupcake, estampados nesta página, seguindo uma única recomendação: ser um doce de autor capaz de traduzir a linha de trabalho seguida por cada um deles.
O chef confeiteiro Flavio Federico, da Sódoces, usou um sabor clássico já empregado em outros doces seus: uma mistura de coco, castanha-do-pará e goiabada. A doceira Juliana Motter, 32, da Maria Brigadeiro, fez um bolinho de chocolate com cinco opções de cobertura, todas à base de brigadeiro.
Mara Mello, da pâtisserie homônima, recorreu ao morango com mel de trufas, acrescido de um creme de baunilha. E Carole Crema, da La Vie en Douce, fez um bolinho de chocolate com um brigadeiro em cima.

Folha Online

Leia outras receitas
www.folha.com.br/091191


Texto Anterior: Crítica/ "Filmefobia": Goifman reafirma lado experimental
Próximo Texto: Cupcake de cacau com brigadeiro de amêndoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.