São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

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MÍDIA

Dupla estrela "webisódio" em que os dois saem em viagem pelo deserto; comediante diz estar atraído pela rede virtual

Seinfeld encontra o Super-Homem na net

Divulgação
Super-Homem e Jerry Seinfeld em cena de "Hindsight Is 20/20", que pode ser visto na internet


THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Se há alguém neste mundo que não precisa de um carro para viajar, esse alguém é o Super-Homem. Mas o convite é irrecusável: vem do novo e bom amigo Jerry Seinfeld, e os dois embarcam numa "road trip" pelo deserto.
Sim, após anos de separação de George, Elaine e Kramer, seus companheiros na televisão, Seinfeld arrumou novo parceiro.
Seinfeld e o Super-Homem são os protagonistas de uma série feita especialmente para a internet patrocinada pelos cartões American Express. São dois "webisódios": o segundo, "Hindsight Is 20/20", começou a ser veiculado na semana passada; o primeiro, "A Uniform Used to Mean Something", está disponível no site da empresa desde março.
A empreitada tem duas facetas. A primeira, claro, mercadológica: vender cartões de crédito. A segunda, estratégica: Jerry Seinfeld está voltando os olhos -e as piadas- para a internet.
O comediante afirmou em recente entrevista para o jornal norte-americano "The Wall Street Journal" que hoje em dia está passando menos tempo na frente da TV e mais na tela do computador. Citou o www.amazon.com e o www.ebay.com como alguns dos sites que costuma visitar.
Segundo Seinfeld, com a internet é "possível conseguir uma programação mais "personalizada", enquanto a TV tem o objetivo "massificador'". "Pensei que já era hora de alguém tentar algo que pode se tornar grande na internet. Acho que este será um novo e legítimo meio [de comunicação]."

Sem chave
O mais recente "webisódio", que pode ser visto no www.americanexpress.com/jerry, mostra Seinfeld e Super-Homem em viagem de carro pelo deserto. Enquanto Seinfeld dirige, Super-Homem tem problemas tentando abrir alguns pistaches.
Para não contar muito o que acontece -e, a exemplo da série "Seinfeld", não "acontece" muita coisa-, um pequeno resumo: os dois param para tirar fotos, e os problemas começam quando Super-Homem tranca o carro com a chave dentro.
No primeiro "webisódio", a paisagem que abriga a dupla são as ruas de Nova York. Ambos os filmes têm quatro minutos de duração e foram dirigidos por Barry Levinson (de "Rain Man"). Seinfeld é co-roteirista. O custo das produções não foi divulgado. Mais de dois milhões de pessoas já acessaram os vídeos.
"Jerry e Super-Homem formam bons parceiros de viagens", disse Paul Levitz, presidente da DC Comics, a editora do herói nos EUA, em recente entrevista.
"Trabalhamos com Jerry Seinfeld desde 1991, por isso o escolhemos para essa campanha. Ele ainda tem um apelo muito forte com o público. Queríamos algo diferente, e ele queria fazer algo novo", afirmou à Folha Judy Tenzer, vice-presidente de relações públicas da American Express.
Inicialmente, apenas esses dois "webisódios" estavam programados para irem ao ar, mas tanto a empresa quanto o comediante não descartam novas filmagens.
Mesmo sem filmar episódios inéditos de sua antiga série há seis anos (o programa existiu de 1990 a 1998), Seinfeld continua uma das maiores estrelas do showbiz americano. No final do ano, será lançada uma caixa de DVD com a primeira temporada da série sobre os quatro amigos nova-iorquinos, que continua sendo reprisada tanto lá como aqui.


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