São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Simone recebe disco de ouro sem certificado

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

A cantora Simone recebeu no último "Domingão do Faustão" o disco de ouro, por 50 mil cópias vendidas de seu novo CD, "Baiana da Gema" (até recentemente, o disco de ouro equivalia a 100 mil cópias). Acontece que a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) ainda não certificou que ela tenha de fato vendido aquela quantidade. A numeração anotada no CD indica que a tiragem inicial foi de 41 mil cópias.
Num primeiro contato, a ABPD disse à Folha que a gravadora EMI não havia solicitado o certificado. Ontem, a instituição se corrigiu afirmando que a solicitação foi feita na última terça-feira -após a entrega do "troféu" a Simone, de todo modo.
Nos últimos anos, a ABPD instituiu praxe que a EMI desrespeita com essa atitude: recebe solicitações de gravadoras e as submete a uma auditoria externa para autenticá-las.
A prática foi adotada em 2002, após episódio em que o apresentador Gugu Liberato entregou disco de platina (500 mil cópias, à época) por um CD de Supla cujas cópias haviam em parte encalhado nas lojas e sido devolvidas à fábrica.
O disco era da Abril Music, dirigida por Marcos Maynard, que acaba de assumir a presidência da EMI. Procurado pela Folha, ele só afirmou, por intermédio de sua assessoria, que "o pedido de certificado já está na ABPD".
A coluna fez as mesmas indagações ao empresário de Simone, Manoel Poladian. A resposta, por e-mail: "Na minha opinião você é o jornalista mais mal-informado do Brasil".

O NÃO-LANÇAMENTO

A recente reedição da obra de Erasmo Carlos em CD não contemplou um disquinho obscuro, hoje quase completamente esquecido, batizado apenas "Erasmo" e lançado originalmente em 1968 pela RGE (cujo acervo é hoje administrado pela Som Livre, da Globo). Roberto Carlos havia se desincompatibilizado da jovem guarda e investia com tudo na nova imagem de ídolo romântico, gravando doçuras atormentadas como "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo", "Se Você Pensa", "Ciúme de Você". Desorientado, Erasmo tentava adotar caminho equivalente, sem um centésimo do sucesso do amigo de fé. Pois, ouvido hoje, "Erasmo" é um cadinho de surpresas. Tem romantismo soul em potência máxima ("Nunca Mais Vou Fazer Você Sofrer", de Roberto e Erasmo, claro), bossa nova ("Todas as Mulheres do Mundo", só de Erasmo), rock raivoso ("Para o Diabo os Conselhos de Vocês", de Carlos Imperial e Nenéo). E contém uma das primeiras composições gravadas de Tim Maia, a magoada e lancinante "Não Quero Nem Saber". Ah, e se pode -ou melhor, não se pode- ouvir nos vocais de fundo o vozeirão do então anônimo Tim Maia.

SEM DIREÇÃO ARTÍSTICA
Em e-mail anterior à coluna, Marcos Maynard confirma o afastamento de Jorge Davidson do posto de diretor artístico da EMI. "Minha intenção é extinguir o cargo, mas valorizar a gerência artística, a cargo de Victor Kelly, e trabalhar com todos os produtores que tenham projetos interessantes", afirma.

COM PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Maynard cita nomes de produtores que o interessam: "O próprio Jorge Davidson poderá ter seu núcleo, assim como Guto Graça Mello, Liminha, Guto Campos, Rick Bonadio etc. É uma experiência nova para valorizar os produtores artísticos, que atuariam como diretores artísticos de cada projeto". Bonadio e Graça Mello já são produtores independentes, trabalhando rotineiramente com Sony e Universal.

MINISTRO "ELETRACÚSTICO"
Mesmo ministro da Cultura, Gilberto Gil preparou show novo, "Eletracústico", que estréia em São Paulo, dias 13, 14 e 15. Gil conceitua a proposta, em texto de divulgação: "Trabalho fortemente marcado pelo diálogo entre percussão acústica (surdo, pandeiro, timbau, berimbau) e percussão eletrônica (máquina de ritmo, samplers, osciladores). (...) No centro, o violão eletroacústico, o canto ferino, o balé felino e um repertório histórico".

DUETO DE TITÃS
O histórico Auditório Elis Regina reabre nesta terça-feira, com encontro inesperado: a irreverente Angela Ro Ro contará com a participação especial do ex-titã Nando Reis.

psanches@folhasp.com.br


Texto Anterior: Disco/Lançamento: Ben Jor volta embaralhando os cinco sentidos
Próximo Texto: Gastronomia: Chef catalão quer revolucionar fast food
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.