São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

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A DIREÇÃO TEATRAL

DA REPORTAGEM LOCAL

Autran solta o verbo sobre encenadores contemporâneos.

 

ANTUNES FILHO - Eu tinha visto uma montagem do Antunes ["A Megera Domada", 1965] em que uma das grandes inovações dele foi colocar uma garrafa de Coca-Cola em cena. Imaginem, um Shakespeare com Coca-Cola. E a imprensa de São Paulo dizia "que ousadia maravilhosa", "que concepção nova" [risos].

GERALD THOMAS - Ontem [domingo], no restaurante, o Gerald me convidou pela enésima vez para trabalhar com ele. Na festa dos meus 80 anos, ele já havia me convidado para fazer "Édipo Rei" [tragédia de Sófocles]. Eu disse: "Não dá, eu já fiz" [em 1967]. Ele respondeu: "Eu sei, não tem importância". Aí eu disse: "A Henriqueta Brieba já morreu, qual a atriz que será a minha mãe?" [risos].

JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA - Foi a grande revelação de direção teatral no Brasil. Quando ele começou, era um diretor extraordinário, com espetáculos deslumbrantes. "Pequenos Burgueses" [de Górki, 1963] foi um dos melhores espetáculos que já vi na minha vida, no mundo inteiro. "Roda Viva" [de Chico Buarque, 1968] foi memorável. Depois, teve uma fase muito ruim. E agora ele faz um teatro muito específico. Sei que tem muita gente que vai, fica encantada, mas, para mim, não interessa muito. Entrar no teatro para ver dois rapazes se masturbando, não me interessa absolutamente. Mas muita gente gosta. Masturbação parece que atrai público.

ANTÔNIO ARAÚJO - Ele vai estrear um espetáculo dentro de um barco no Tietê. Não sei como vai ser isso, mas deve ser fascinante. Antônio Araújo é um grande diretor [do Teatro da Vertigem], tem uma noção pessoal do teatro, mas tudo que faz é bem feito, é bonito, é inteligente. Quem tiver coragem de navegar no Tietê deve ver esse espetáculo.

DENISE STOKLOS - Ela é um gênio, uma criadora extraordinária, uma artista na maior acepção do termo. Só não é escritora. Li uma entrevista dela, ontem [domingo], mas não entendi uma palavra do que escreveu. No palco, é um fenômeno, uma coisa eletrizante, inteligente, um ser humano extraordinário. Pouquíssimas atrizes, no Brasil, chegaram ao nível de criação da Denise.

MÁRIO BORTOLOTTO - Conheço pelo nome, mas nunca vi uma peça dele.

GRUPOS - Trabalhar vários anos com as mesmas pessoas ajuda a desenvolver com mais facilidade o seu talento. Em geral, os grupos se formam ou em torno de uma pessoa ou de uma idéia. No caso do TBC, foi em torno de uma idéia, que era fazer o melhor teatro que pudesse haver no Brasil. E, naquela altura, realmente se conseguiu isso. Entre os atuais grupos, a [cia. do] Latão é ótima. O Marco Antonio Rodrigues tem um grupo [Folias d'Arte] que se formou em torno da personalidade dele, que é um bom diretor. Torço para que o Latão, o Teatro da Vertigem e o Folias continuem por muitos e muitos anos porque são úteis para o teatro brasileiro.


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