São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Turistas" causa polêmica com estereótipos

DA REPORTAGEM LOCAL

Norte-americanos raptados, cariocas falando espanhol, perigosas selvas ao lado de grandes cidades. O olhar estrangeiro sobre o Brasil volta a criar polêmica no cinema.
Culpa de "Turistas", longa de terror na linha de "Hostel" (2005; ambientado na Eslováquia, onde as mulheres são fáceis e a polícia, corrupta), que estréia amanhã nas telas dos Estados Unidos -e, no Brasil, em 16 de fevereiro.
O roteiro de "Turistas" traz um grupo de... turistas norte-americanos em viagem ao Rio de Janeiro. O trailer, ilustrado por cenas com praias, caipirinhas e salsa, dá uma bela idéia: "Parece o paraíso. Tem jeito de férias. Mas em um país onde vale tudo, tudo pode acontecer".
O que acontece é que os turistas são roubados e vão parar numa selva.
Dá para assistir ao trailer no You Tube (www. youtube.com) ou por meio do site www.foxato mic.com.
O filme é propositalmente trash, mas isso não importa na internet, onde brasileiros e norte-americanos vêm discutindo a influência que o filme pode ter na imagem do Brasil no exterior; a percepção que os EUA têm de países do Terceiro Mundo etc.
"Turistas" é dirigido por John Stockwell (que também ostenta no currículo "Gostosas Loucuras" e que atuou em "Christine -°O Carro Assassino").
Para promover o filme, os produtores criaram o site Paradise Brazil (www.paradisebrazil. com), com "dicas" para quem quiser passar uns dias no Brasil.
Mas, Rio por Rio, o Rio dos Simpsons é mais legal.
(THIAGO NEY)


Texto Anterior: Cineasta expõe clichês gringos sobre o Brasil
Próximo Texto: Crítica/"Olhar Estrangeiro": Tom acusatório de documentário comprova apenas o óbvio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.