São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste

Caso à parte na região Sudeste, Minas Gerais destaca-se pela grande oferta de quitandas, que são todos aqueles biscoitos, sequilhos, broinhas e bolos em geral feitos com derivados da mandioca (como o polvilho, base da brevidade), do milho e do trigo. Tão importante quanto são os produtos derivados do leite (queijos e o próprio doce de leite) e as geléias de frutas da região. No interior, consome-se ainda o melaço de rapadura com cará ou batata-doce cozida. "Pão de queijo, biscoito de milho, sequilho de araruta e queijo não podem faltar. São bem-vindos em todas as mesas, independentemente da classe social", diz Edson Puiati, chef-executivo do Hotel Escola Senac Grogotó.
Em Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, a influência portuguesa é sinalizada pelo uso da farinha de trigo na maioria dos bolos e pães. Enquanto os paulistanos não dispensam no café da manhã um pão na chapa acompanhado de um pingado, ambos vendido em qualquer padaria ou bar, os cariocas adoram a canoa: um pão francês sem miolo com uma camada de manteiga que é levado ao forno até ficar crocante e torradinho.


Texto Anterior: Sul
Próximo Texto: Centro-Oeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.