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"PASSAGENS"
Pequeno grande filme retrata os caminhos da juventude chinesa
CLAUDIO SZYNKIER
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Casal de garotos de cidade
pequena, confuso quanto ao
futuro, sai viajando pela China.
São questões assim, simples, "menor", como este enredo, que fazem de "Passagens" algo grande.
O tempo, a geografia, o movimento. Yang Chao, diretor, recebeu
menção especial em Cannes 2004.
Veículos não param de passar
por uma massa de árvores, que
está lá, fixa. Alguns quadros do filme são pinturas de fato, com significância plástica, nutridas por
um traço morto-vivo, beneficiado
por clima e vegetação reais, que
falam em idioma meio fabular.
Tempo, ora indeterminável no
desenvolvimento do filme, ora
morto -sendo velado nas cenas
lentas-, é sempre trabalhado no
âmbito da imagem. Chao reflete o
tempo em cada plano, pois o tema
central é a juventude em sua relação com a vida passando, na distância entre as pessoas, no tédio,
nas indecisões e também no lirismo e na pureza. Chao reflete o
tempo da China, que teria em sua
pele um conflito do tempo, entre
dois conceitos, ambos projetados
em aspectos obscurantistas.
Um deles representado pelo que
resiste: uma lógica familiar dura,
o patrimônio arquitetônico arcaico que se delineia como labirinto
lúgubre e meticulosamente desenhado. O outro, por um fluxo de
coisas "modernas": o comércio
ilegal nas estradas, institutos biológicos organizados de maneira
não muito científica e os trens,
que parecem passar pelos lugares,
sem nunca parar na estação final.
Viajar pelas entranhas "arqueológicas" de um país que é o seu,
em busca de algo perdido ou desconhecido, faz o filme se aproximar de "A Aventura", de Antonioni. Gus van Sant, em "Gerry",
sampleava Antonioni, nos precipícios íntimos, na cadência e no
aproveitamento de perímetros e
geografia para os quadros. O chinês é reciclador nato, mas sua linguagem brilha com olhar apurado para o território chinês e com
surrealismo próprio, impresso no
estranho "roteiro de viagem" dos
personagens.
Passagens
Lu Cheng
Direção: Yang Chao
Produção: China, 2004
Quando: hoje, às 19h30, no Frei Caneca
Unibanco Arteplex (outra sessão dia 1º)
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