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"DELAMU"
Diretor manipula memórias para mostrar cenário isolado e arcaico
FREE-LANCE PARA A FOLHA
"Delamu" é um documentário filmado na fronteira
entre o Tibete e a China, na radiografia de uma antiga rota comercial no meio das montanhas. Seguindo uma caravana, Tian
Zhuangzhuang visita vilarejos e
ouve habitantes.
O filme trabalha um pacote de
imagens e relatos que dizem algo
sobre a vida em um "parque temático" de simulação do passado.
Forte impressão de mundo perdido, em que ninguém chega e ninguém sai, é desenhada via olhares
plácidos de Zhuangzhuang para
composições paisagísticas que
parecem brincadeiras de Deus.
Em geral, costumes e dispositivos (veículos, por exemplo) se
conjugam para formar um universo "artificial" e arcaico de ilusão, estruturado no mais alto significado da palavra "história", o
que altera, às vezes, o registro do
filme e o faz resvalar no fantástico.
Assim, leituras curiosas surgem
quando pensamos em "A Vila".
Nos dois filmes há um cárcere histórico. Há também "dramatização" real em mundos esquecidos
pelo tempo e regime cotidiano
lento e anacrônico, dados oxigenados pela idéia de isolamento.
Em "A Vila", o mito bíblico da
criação e o horror separam as pessoas do mundo. Em "Delamu",
este cabo cortado é uma questão
de geografia, mas também autoritária e meio amedrontadora. Ironicamente, passa pela câmera
uma menina que se diz louca por
filmes "norte-americanos de
gângsteres".
Interesse há em como o diretor
manipula as memórias e causos
das pessoas que encontra. A intenção "oficial" aparentemente é
atingir essa idéia de mundo paralelo, na investigação de uma cultura sagrada e estanque de viajantes e na observação da trajetória
política e religiosa da região.
Porém os relatos guardam coisas humanas universais como a
dor causada pela perda do amor, a
solidão e o fracasso afetivo. No
mais, grandes temas, anômalos
em um documentário visualmente calcado no caótico espaço físico
e nos desequilíbrios da história.
(CLAUDIO SZYNKIER)
Delamu
Cha Ma Gu Dao Xi Lie
Direção: Tian Zhuangzhuang
Produção: Japão/China, 2004
Quando: sessões dias 2, 3 e 4
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