Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Elefanta cor-de-rosa sarcástica é personagem central de HQ

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

As agruras de uma elefanta cor-de-rosa desenhadas pelas mãos de uma moça em flor. Está aí uma boa descrição do livro "Uma Patada com Carinho", lançamento da cartunista do Rio Grande do Sul Chiquinha.

"Eis o meu pobre elefante, pronto pra sair em busca de amigos num mundo enfastiado que não crê em bichos e duvida das coisas. Chuif."

A ironia, como se vê, faz parte dessa elefanta tanto quanto sua tromba engraçada. Ela é dada a gozações com as dúvidas de sua geração. Aos 27, formada em jornalismo e atual vestibulanda de artes plásticas, Chiquinha foi colaboradora de quadrinhos do "Folhateen", e este é seu primeiro livro.

É também a primeira vez que a quadrinista vai fundo num personagem. "Não sou muito de criar tipos fixos. Uso geralmente os bonecos a esmo, sem uma identidade construída. São personagens do acaso, nos quais coloco as histórias que quero contar e uso suas expressões e boquinhas pra dizer o que estou a fim no momento."

INSPIRAÇÃO

No momento, Chiquinha anda tirando suas piadas do cotidiano: "Coisas que me irritam ou me alegram muito -mais que irritam, confesso. Coisas quaisquer que acho engraçadas ou curiosas, conversas dos outros na rua. Todo um imaginário que me atrai como ser vivo pensante, basicamente."

No início do trabalho, Chiquinha estava preocupada em acabar estigmatizada por desenhar os dilemas do universo feminino. Afinal, ela já está cansada de responder se sofre preconceito no mundo masculino dos quadrinhos.

No final, acabou esquecendo essa ideia. "Sabe aquele poema do Drummond?", pergunta. "Fabrico um elefante de meus poucos recursos..." Chiquinha, quem diria, também é cultura.

UMA PATADA COM CARINHO

AUTORA Chiquinha

EDITORA Leya Brasil/Barba Negra

QUANTO R$ 43,90 (129 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.