Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Americana Stacey Kent diz que tem 'rara química' com o Brasil

'Dreamer in Concert' traz canções de Tom Jobim e clássicos do jazz

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ela não se cansa de declarar seu amor pela música brasileira. Tanto é que, desde 2008, a cantora norte-americana Stacey Kent já esteve quatro vezes no país.

Na última visita, em outubro, ao participar do concerto comemorativo dos 80 anos do monumento do Cristo Redentor, no Rio, ela falou à Folha sobre o CD "Dreamer in Concert", que a EMI acaba de lançar no Brasil.

"Sempre que meus fãs iam conversar comigo, após os concertos, me perguntavam quando eu faria um disco ao vivo. Eles queriam levar o show para casa", diz ela, para justificar o conceito desse novo álbum.

Ela já gravou mais de uma dezena de discos em estúdios, sempre acompanhada pelo saxofonista Jim Tomlinson, seu marido.

Neste CD, registrado em maio último, em Paris, Stacey interpreta clássicos da canção norte-americana e do

jazz, como "If I Were a Bell" (Frank Loesser) e "They Can't Take That Away from Me" (Ira e George Gershwin), além de recentes composições de Tomlinson com o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro.

Com a voz doce e "cool", ela passeia com elegância pela moderna canção francesa, em "Ces Petits Riens" (Serge Gainsbourg) e "Jardin d'Hiver" (Biolay e Zeidel).

E, naturalmente, reverencia a música brasileira, com três canções de Tom Jobim: "Corcovado", "Águas de Março" e "Dreamer".

"Sei que ainda tenho muita coisa a aprender sobre a cultura do Brasil e que isso é um projeto para a vida inteira. Química pessoal é algo raro. Eu me sinto bem demais aqui. É uma sensação muito forte", diz Stacey, já em português fluente.

A admiração pela música brasileira a levou frequentar cursos intensivos de língua portuguesa nos últimos três verões.

O fato de ser "muito emotiva", segunda ela, ajuda a explicar sua empatia com os brasileiros.

"Vocês não têm medo de falar das coisas tristes ou dolorosas, não têm medo de chorar. Eu também gosto, tanto no estúdio, como no palco, de compartilhar minhas emoções, meu coração, com as pessoas."

DREAMER IN CONCERT

ARTISTA Stacey Kent
LANÇAMENTO EMI
QUANTO R$ 29
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.