Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Música brasileira é tema de mostra de documentários

CCBB abre hoje Cine MPB, com filmes sobre grandes mestres e personagens contemporâneos e inventivos

Para curador, longas saciam curiosidade do público sobre vida e obra de artistas, por isso fazem sucesso

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

O que Elza Soares e a cena punk brasileira dos anos 1970 têm em comum? E o samba de Riachão e o pop dos Titãs?

Todos são temas de documentários recentes e estão reunidos, com outros 13 filmes, na mostra Cine MPB, que começa hoje na sede paulista do Centro Cultural Banco do Brasil e vai até o dia 15.

Segundo o cineasta Francisco César Filho, curador da mostra, a retrospectiva pode ser vista por três eixos: grandes mestres, tendências contemporâneas e personagens inventivos.

Do primeiro grupo fazem parte "Elza", sobre Elza Soares, "Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje", "Samba Riachão", "Vinicius", sobre Vinicius de Moraes, "O Milagre de Santa Luzia", sobre Luiz Gonzaga, e "Cartola".

Entre as tendências contemporâneas estão "Titãs - A Vida até Parece uma Festa", "Fala Tu", sobre rappers, "Botinada" (punks) e "Rock Brasília - Era de Ouro".

O terceiro eixo reverencia Itamar Assumpção, Tom Zé, Novos Baianos, Jards Macalé e Arnaldo Baptista.

"O documentário musical tem entretenimento, que é uma palavra de regra em ficções", diz César Filho. "E isso nem sempre acontece em documentários sobre temas áridos, como política."

Segundo o curador, o documentário musical faz sucesso porque o público tem curiosidade sobre vida e obra de seus artistas favoritos.

No entanto, ele lembra que a maior parte das produções são "a favor", ou seja, celebram a vida de seus objetos, não expondo críticas.

A única exceção, segundo o curador, é o filme sobre Wilson Simonal, "que pega bastante pesado com o cantor".

"Em termos de cultura, é perdoável os filmes serem a favor, pois, de uma forma ou de outra, eles contribuem para a memória da música, que é ainda muito rara no Brasil."

CINE MPB

QUANDO de hoje a 15/1 (veja a programação em bit.ly/uFfCr1)
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/ 3113-3651)
QUANTO R$ 4 e R$ 2 (meia)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.