Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Música

Revelação do rock, Rival Sons prepara 'revanche' contra o rap

Favorito no iTunes, grupo americano resgata a microfonia e os amplificadores dos anos 1970

Eles prometem que em 2012 se juntam a Ozzy, Alice Cooper, Judas Priest e AC/DC em CD contra as rimas da rua

Brian Rasic/Rex Features
Os integrantes do Rival Sons; meninos de Los Angeles ganharam fama abrindo shows de dinossauros do rock
Os integrantes do Rival Sons; meninos de Los Angeles ganharam fama abrindo shows de dinossauros do rock

CHICO FELITTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A banda revelação do rock'n'roll mundial deste ano, segundo o público do iTunes, faz um som que deixa uma impressão de "eu já ouvi isso". "É de propósito. O único jeito de salvar o rock é olhar e ouvir para trás", diz à Folha Jay Buchanan, vocalista da Rival Sons.

De fato, o grupo americano torna ao passado quase que literalmente na hora de gravar suas faixas valvuladas e com solos nervosos de guitarra. "A gente usa microfones e amplificadores muito velhos. Coisa da década de 1970 mesmo. Porque o que é bom ficou para trás na tecnologia também."

PERTO DO PASSADO

Ainda que seja um aluno novato na escola do rock, o Rival Sons já quer chegar apitando. Tem só um CD na praça, "Pressure & Time", que saiu em junho deste ano -antes disso, em 2009, tinham lançado só em versão digital "Before the Fire", gravado na época que excursionavam com o Judas Priest.

Foi justamente isso o que mais fizeram nos cinco anos de existência da banda: turnês com dinossauros do rock que ainda não viraram fóssil. Além do Priest, também viajaram abrindo para Alice Cooper e AC/DC.

Além de conhecer os ídolos e ganhar alguma grana, esses quatro meninos de Los Angeles tiveram a oportunidade, dizem, de fazer um conluio com as grandes bandas.

"No ano que vem, vamos nos juntar com Judas Priest, AC/DC, Alice Cooper e com o Ozzy (Osbourne) para gravar um CD", promete Buchanan.

Questionado se o projeto ia mesmo se concretizar, Jay Buchanan mudou de tom. "Olha aqui, para se fazer rock'n'roll, é preciso ter blues. As pessoas que dizem que fazem rock, sem o roll depois, aceitam até rap nas suas músicas. Não somos os únicos a ver isso e ficar putos".

Mas por que tanta revolta contra o rap? "É porque tudo virou rap. Não é possível que o rock precise de alguém falando umas frases que rimam em cima de guitarra para ser ouvido. Há muita gente que quer rock'n'roll decente no mundo."

RAP SUCKS!

Pelo tom do discurso, parece que há mais uma influência vintage na banda: a do movimento Disco Sucks!, que em 12 de julho de 1979 juntou fãs de rock em um estádio de Chicago para dizer que odiavam Bee Gees, Diana Ross e companhia de pista de dança limitada.

Só não esperem nenhuma outra banda nova envolvida no projeto de ataque ao rap. "Dos artistas de rock que surgiram nos últimos anos, só o Jack White está fazendo tudo direitinho." E o resto da cena neo roqueira? "O resto é tudo uma merda. Nada é rock e é tudo uma merda."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.