Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documentário registra devoção à Aparecida

Cidade paulista com o nome da santa é cenário de 'Devotos de Nossa Senhora Aparecida'

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

Ela tinha 33 centímetros e a cabeça fora do lugar. Foi resgatada do rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo, por três pescadores, em 1717.

Com três centímetros, o topo da estatueta negra foi localizado nas mesmas águas, pelo trio.

Milagre?

"Não tem nada de espetacular, de maravilhoso, se nós compararmos com a aparição de Nossa Senhora em Lurdes, em Fátima. Em Aparecida, é simplesmente o encontro de uma imagem. E de uma imagem quebrada."

Sim, milagre. E vem justamente dessa "simplicidade" a força da santa eleita padroeira do Brasil no século 20, diz o padre Darci José Nicioli.

Reitor do santuário dedicado à santa, ele é o fio condutor de "Devotos de Nossa Senhora Aparecida", documentário de Belisario Franca exibido amanhã pelo SescTV.

Com o achado da "aparecida das águas", de repente, o rio onde não se pescava estava para peixe. "A pesca foi abundante", conta o padre.

Também abundante foi o fenômeno em torno do ícone religioso, que movimenta romarias de cifrões e devotos.

Épocas movimentadas registram cerca de 200 mil visitantes por semana no município de Aparecida (SP).

O documentário oferece um breve histórico da velha e da nova basílica, com relato de devotos e pagadores de promessa que mandavam dinheiro pelo correio para ajudar nas construções.

NA TV

Devotos de Nossa Senhora Aparecida
Exibição do documentário
QUANDO amanhã, às 21h30, no SescTV
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.