Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Drama

Diretor usa Havaí como metáfora para vida socialmente aceitável e sem valores

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Havaí é o paraíso do lugar-comum: hula-hula, natureza e nativas seminuas são parte do imaginário universal. Alexander Payne situou seu "Os Descendentes" bem ali -e dificilmente por acaso.

É onde vivem o advogado Matt (George Clooney) e a mulher. Esta, aliás, não vive: vegeta numa cama após um acidente. Mas Matt fala com ela como nunca lhe falou antes.

Têm duas filhas, Scottie, a menor, e Alexandra. Scottie começa a conhecer o pai agora, quando a mãe se encontra entre a vida e a morte.

Matt tem um problema em mãos: deve decidir para quem venderá um lote de terra virgem. O negócio vai render um dinheirão. Mas o local será ocupado por turismo, resort, essas coisas infernais.

É nesse pano de fundo que Payne dispõe suas peças, seus personagens e o problema que trabalha. Nesse espaço formado por uma série de ilhas, todo homem é uma ilha: permanece fechado em si mesmo, incapaz de se relacionar verdadeiramente.

Os personagens se comunicam quase sempre por meio de lugares-comuns. Alexandra comporta-se a princípio como uma rebelde sem causa saída de um filme de 1950.

Scottie agride coleguinhas. O avô da menina repete cantilenas sobre as maravilhas da filha e as deficiências do genro. Tudo como se espera...

O que sai do script: Matt enfrentará uma crise ao saber que a mulher tinha um caso. É uma dessas questões que fazem um homem perguntar "quem sou eu?". E com intensidade ainda maior se não puder esperar respostas.

Talvez o mérito do filme seja fazer do Havaí um lugar de compreensão do contemporâneo. Ou seja, onde nos contentamos em trocar lugares-comuns e levar uma vida socialmente aceitável, ainda que dilacerada nos valores.

Se é aos poucos que vai isolando seus personagens, mostrando-os mais sós e desprovidos de sentido, é quase de pancada que Payne levará seu protagonista a se voltar a seus antepassados e, a partir deles, a refletir sobre si mesmo, a família e a herança pela qual é responsável.

OS DESCENDENTES

DIREÇÃO Alexander Payne

PRODUÇÃO EUA, 2011

ONDE Iguatemi Cinemark, Espaço Unibanco Pompeia e circuito

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.