Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das letras

RAQUEL COZER - raquel.cozer@grupofolha.com.br

Diretoria na FBN

Pendeu para o lado de Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, uma queda de braço que vinha se desenhando fazia um ano dentro do Ministério da Cultura. Com a saída de Fabiano dos Santos da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLL), na semana passada, Amorim conseguiu transferir a DLL para o Rio. Será assumida por Maria Antonieta Cunha, atual secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. Para Amorim, é a concretização da transferência das políticas de livro e leitura para a FBN, que ele iniciou ano passado. A decisão do MinC gera controvérsias no próprio ministério, já que atrasaria ainda mais a criação do Instituto Nacional do Livro, ideia em andamento desde 2006. Amorim não dá um prazo para a criação do instituto.

Seleção para Bogotá

Faltando só dois meses para a 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que homenageará o Brasil, a comissão de organização para a participação do país fez sua primeira reunião na quinta-feira, na FBN.

Foi dado o prazo de uma semana para a sugestão de nomes que constarão entre os 40 escritores que viajarão sob patrocínio. Serão priorizados autores com "demanda colombiana", já traduzidos para o espanhol e que receberam apoio do programa de tradução da FBN. O conjunto deve ter diversidade regional, de gênero e etária.

SOLUÇÃO

Os herdeiros de Glauber Rocha (1939-81) autorizaram a Editora UFSC a reeditar "Riverão Sussuarana", único romance do cineasta, com a condição de que fosse mantida a capa original (foto), de 1978, ilustrada pela última mulher de Glauber, Paula Gaitan. A solução para manter o projeto editorial da casa foi criar uma sobrecapa para a nova edição, que sai em março

Carta aberta Antes mesmo de assumir a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, em maio, Roselane Neckel receberá uma carta aberta de críticos literários e tradutores em defesa da permanência de Sergio Medeiros na direção da Editora UFSC.

"Rigor" O texto destaca o fato de a EdUFSC ter passado de uma casa com "importância reduzida" a outra com "rigor editorial, apuro gráfico e profissionalismo" durante os dois anos de gestão de Medeiros. Pelas regras da universidade, o prazo dele na direção executiva acaba agora.

Apoio Uma trégua na briga entre historiadores e jornalistas que fazem divulgação histórica: o primeiro livro da trilogia "Getúlio" (Companhia das Letras), de Lira Neto, sai em maio com quarta capa de Bóris Fausto.

"Fluente" O historiador escreve: "O estilo jornalístico do autor resulta num texto fluente, que evita os recursos fáceis e a banalidade".

Em abril A americana Alice Walker, vencedora do Pulitzer por "A Cor Púrpura", vai à 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília.

O preço do Kindle

A meta da Amazon de vender o Kindle a R$ 199 no Brasil depende da aprovação do Projeto de Lei 114/10, que defende estender a isenção fiscal de livros a e-books e e-readers.

O PL está parado na Comissão de Educação do Senado. Foi retirado de pauta em agosto a pedido da liderança do governo, que priorizava a MP para desonerar a produção de tablets no Brasil-esta lei, condição para a taiwanesa Foxconn trazer sua linha de produção, foi sancionada em outubro.

Produzir o Kindle no Brasil não é o objetivo imediato da Amazon, que aguarda a desoneração da importação. Com sorte, o início da venda a R$ 199 ficaria para o segundo semestre.

NO PAPEL

Lyoto Machida, ex-campeão do UFC peso meio-pesado, era adepto da prática da urinoterapia: ingeria a própria urina todos os dias para "reabsorver nutrientes". A história faz parte da aprofundada pesquisa realizada pelo jornalista Fellipe Awi para "Filho Teu Não Foge à Luta", sobre as origens do fenômeno MMA (Mixed Marcial Arts, a antiga luta-livre). Será a estreia da Intrínseca em livros de autores nacionais, em abril.

LEIA MAIS EM http://folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.