Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festas populares são o destaque da Coleção

Sexto volume, nas bancas no domingo, traz fotos tiradas nos séculos 19 e 20 no Brasil

DE SÃO PAULO

Futebol, Carnaval, Festa Junina, Bumba Meu Boi... Diversas manifestações da cultura brasileira que até hoje são tão presentes em nossas vidas surgiram há muito tempo no país e passaram por grandes transformações ao longo das décadas.

Houve um tempo em que os torcedores de futebol iam aos estádios com camisas e calças sociais. E dentro de campo, no lugar de um esporte de força física havia o chamado futebol arte.

Na mesma época, mulheres saíam para os bailes de Carnaval com saias longas, e homens, com ternos e gravatas. Em vez de trios elétricos para as multidões, havia os bailes de salão e pequenos blocos de rua.

Essas e outras tradições festivas que marcaram a vida dos brasileiros são o destaque do sexto volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega às bancas no próximo domingo, dia 26.

"Festas Populares" reúne fotos tiradas entre 1860 e meados do século 20 e é dividido em três partes temáticas: "Carnaval", "Futebol" e "Ritos e Tradições", seção que retrata festas como o Bumba meu Boi, a Festa Junina e a Lavagem do Bonfim.

Estão reunidas no livro fotos tiradas por importantes nomes como Augusto Malta (1864-1957), Claude Lévi-Strauss (1908-2009), Thomas Farkas (1924-2011) e Marcel Gautherot (1910-1996).

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes feitas no país entre 1840 e 1960, traz 20 volumes organizados de forma temática.

A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país -uma história da sociedade, do cotidiano, da economia e da política, contada por intermédio da fotografia.

As cerca de 900 imagens que compõem a coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Fundação Pierre Verger e o Museu Paulista da USP.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.