Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Os editais, enfim

Escritores sentiram falta, em 2011, das Bolsas Funarte de Criação e Circulação Literária. Oferecidas anualmente de 2007 a 2010 e apontadas em pesquisa do MinC como os mais importantes programas federais de fomento à criação literária, as bolsas não tiveram edital no ano passado, apesar de recorrentes promessas. "Sem criação literária, não há leitura", resume Ademir Assunção, poeta que em 2010 ganhou uma das 60 bolsas de criação, no valor de R$ 30 mil. Segundo
Antonio Grassi, presidente da Funarte, os dois editais estão "quase prontos" e saem ainda em março. "Atrasou porque estava indefinido se passariam para a Biblioteca Nacional ou permaneceriam na Funarte", diz.

FIERRO

O escritor Borges é o protagonista da HQ policial que o cartunista argentino Lucas Nine terá publicada no álbum "Fierro Brasil 2", previsto para o fim de março pela Zarabatana; seleção inclui histórias dos brasileiros Fabio Moon e Vitor Cafaggi, entre outros

Alta infidelidade

Uma disputa entre editoras nacionais culminou com a transferência de dois títulos de Nick Hornby, "Alta Fidelidade" e "Febre de Bola", para a Companhia das Letras.
O que se diz é que a agência do autor inglês quer tirar toda a obra dele da Rocco, editora que no ano passado já perdeu Chuck Palahniuk para a Leya e Alain de Botton para a Intrínseca.
Segundo a Rocco, os contratos dos dois títulos venceram, e a Companhia teve prioridade por ser ligada à Penguin, editora de Hornby.
Ainda não há data para as novas edições por aqui.

Pós-Harry E a Rocco terá de batalhar pelo primeiro romance adulto de J.K. Rowling, anunciado dias atrás. O fato de ter editado "Harry Potter" não deve lhe garantir primazia. Na Inglaterra, a autora trocou a Bloomsbury pela Little, Brown.

Sondagem Nos EUA para concluir as pesquisas de "1889", Laurentino Gomes vem sendo assediado por editoras brasileiras. O jornalista está em vias de fechar o contrato para o último livro de sua trilogia histórica.

Indefinição Procurado pela coluna, o escritor confirma que teve "diversas propostas", mas diz que ainda não se decidiu. E elogia a Nova Fronteira, editora de "1822". O primeiro, "1808", saiu pela Planeta.

Viagem Nesta terça, organizadores da Feira do Livro de Bogotá desembarcam no Brasil para falar com editores. O país será homenageado na 25º edição do evento.

Convidados Mais dois nomes de peso no 4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. Gay Talese e Robert Darnton, que já participaram da Flip, estarão no evento promovido em São Paulo pela revista "Cult".

Internet Murong Xuecun, autor que virou sensação na China na última década ao distribuir on-line seu violento romance de estreia, "Leave me Alone", teve os direitos comprados no Brasil pela Geração Editorial.

Sem censura O livro sai ainda neste ano, traduzido do inglês. "Não porque não queiramos traduzir do chinês, mas porque a edição inglesa, que ele acompanhou, é a que não tem cortes da censura", diz o editor Luiz Fernando Emediato.

Caravana uspiana

Davi Arrigucci Jr., José Miguel Wisnik, Alcides Villaça e outros professores da USP estarão em Montes Claros (MG) de 12 a 14/3 para celebrar João Luiz Lafetá (1946-96), um dos maiores estudiosos de Mário de Andrade no país.
Ivan Marques, um dos organizadores, compara o seminário "Dimensões da Crítica Universitária Brasileira", parceria da USP e da Unimontes, à caravana modernista de 1924 na qual os paulistas foram "redescobrir o Brasil" em Minas Gerais.
Ex-orientador de Lafetá, o crítico Antonio Candido, 93, aceitou participar, mas de longe: gravou ontem depoimento para o seminário.

LEIA MAIS EM http://folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.