Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Guitarista do Sonic Youth exibe faceta "performer" em Minas

Lee Ranaldo leva a BH o projeto audiovisual "Sight Unseen"

EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

Para quem só conhece Lee Ranaldo pelo barulho que ele faz como guitarrista da banda Sonic Youth, há surpresa em sabê-lo também artista plástico, fotógrafo, pintor, poeta e "performer".

É à paisana que ele desembarca em Belo Horizonte (MG) nesta semana para apresentar o projeto audiovisual "Sight Unseen", em parceria com a mulher, Leah Singer.

O espetáculo, que mescla música executada ao vivo e imagens (principalmente de grandes centros) captadas em diversos formatos pela dupla, tem por tema principal a mobilidade urbana, foco da quinta edição do Vivo Arte.Mov, que acontece desde ontem e vai até domingo na capital mineira.

"Somos absolutamente abertos às novas mídias, por isso a nossa performance está em constante mutação", disse ele em entrevista à Folha, de Nova York.

"'Sight Unseen' nasceu das mudanças que fizemos progressivamente no nosso primeiro projeto audiovisual, de mais de 15 anos atrás. Com ele, refletimos sobre o espaço urbano e como estamos inseridos nele", explicou.

A quem pergunta como ele conciliou tantas atividades com as turnês e gravações do Sonic Youth, Ranaldo esclarece: "No começo da carreira, só tocávamos, mas, aos poucos, percebemos que tínhamos uma vida além do palco, e a agenda de shows foi se moldando a essas atividades paralelas".

SONIC E SOLO

Um desses projetos é a sua carreira solo. Ranaldo lançou recentemente o elogiado disco "Between the Times and the Tide", com o qual está em turnê, posto que o Sonic Youth anunciou um hiato na carreira em 2011.

"O Sonic Youth não acabou. Anunciamos um hiato, e é disso que se trata. Continuamos em contato, não houve cisão, apenas queremos nos dedicar mais a projetos solo por um tempo", disse.

Quando indagado sobre artistas brasileiros que teriam influenciado a sua obra, o guitarrista lista, além de músicos ("João Gilberto, Mutantes, Gilberto Gil"), Oscar Niemeyer e Burle Marx.

"Sou completamente apaixonado pela arquitetura e pelo paisagismo brasileiros", diz Ranaldo.

DESTAQUES

Além do guitarrista, outro destaque do Vivo Arte.Mov, que é gratuito, é o seminário "Tecnopanoramas", com Robert Kronenburg, Fernando Gil e Caio Vassão, hoje, no Cine Humberto Mauro. Programação em artemov.net.

(RL)

Sight UNSEEN

QUANDO domingo, às 20h
ONDE galeria Genesco Murta (av. Afonso Pena, 1.537, tel. 0/xx/31/3236-7400)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.