Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER - raquel.cozer@grupofolha.com.br

A vida de Tchaikovsky

Uma biografia de mais de 900 páginas e com cerca de 400 imagens do russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893) sairá ainda neste ano pela G. Ermakoff, uma pequena editora mais conhecida por livros de fotos do Rio.

Publicada na Rússia pelo historiador Alexander Poznansky e inédita no mercado de língua inglesa, a obra teve como fonte quase 9.000 cartas, investiga passo a passo a criação artística do compositor e aborda com detalhes sua homossexualidade -conhecida dos estudiosos, mas que o governo soviético sempre tentou esconder. Entre as fotos, há algumas de garotos de programa com quem ele se encontrou. O livro original saiu em dois volumes, mas a edição nacional perdeu páginas eliminando parte das notas e das fotos. A tradução é de Alexey Lazarev.

-

// Quem paga as contas

A fama de bola da vez do mercado editorial tem saído cara para o Brasil. Editores estrangeiros dizem que o país salvou a Feira do Livro de Londres deste ano, considerada fraca. O comentário era que "só o Brasil compra" -e pagando muito mais que outros países pelos mesmos livros.

A Nova Fronteira não diz quanto custou o livro de J.K. Rowling, o grande assunto da feira, mas uma das editoras que perderam teria oferecido o equivalente a R$ 1,8 milhão.

Outro dos mais concorridos, "Children of the Jacaranda", da iraniana Sahar Delijani, ficou com a Globo Livros.

-

HQ A adaptação que o francês J.P. Mourey fez em 2007 para "A Invenção de Morel", do argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999), está em tradução por Alexandre Boide. Sai no segundo semestre pela L&PM

// Novas prioridades

O anúncio de investimentos do MinC no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para 2012, feito na segunda-feira, marca uma mudança de posicionamento da Fundação Biblioteca Nacional.

Até fevereiro, Galeno Amorim, o presidente da FBN, dizia que a prioridade para 2012 era o Livro Popular, com venda de títulos a R$ 10. Agora, o foco está no Agentes de Leitura e na implantação e modernização de bibliotecas.

A FBN diz que ainda prepara o programa, mas "quem deve anunciar o lançamento ou não é a Presidência". No ano passado, o projeto inicial foi considerando inconsistente pela Casa Civil.

-

INFANTIL Inspirado em conto popular e escrito como carta para o neto Stephen, na época com quatro anos, "O Gato e o Diabo" (1936), de James Joyce (1882-1941), ganha edição ilustrada por Lelis e traduzida por Lygia Bojunga. Sai pela coleção Dedinho de Prosa, da Cosac Naify, em 16/6, quando se comemora o Bloomsday

Romance A saída de Izabel Aleixo da Paz & Terra não deve alterar tão cedo o cronograma da editora. Livros comprados pela ex-diretora editorial alimentarão o catálogo até 2013 -para quando está previsto, por exemplo, "Stranger's Child", elogiado romance de Alan Hollinghurst sobre a cultura gay na Inglaterra cem anos atrás, em tradução por Adriana Lisboa.

Leilão "Diário da Queda" (Companhia das Letras), de Michel Laub, vem sendo disputado por grandes grupos e editoras independentes, em leilão pelo direito de negociar a obra em todos os países de língua inglesa. O romance já foi vendido para Alemanha e Espanha.

Floresta Em jantar que ofereceu em Londres a seus principais editores, George R.R. Martin disse estar impressionado com o desempenho de "As Crônicas de Gelo e Fogo" no Brasil -é o lugar onde a saga mais vende. Convidado a visitar o país, o escritor disse que está com a agenda cheia até 2015, mas que dá um jeito de vir antes, se a LeYa o levar à Amazônia.

Novela turca Orhan Pamuk vendeu os direitos do romance "Cevdet Bey vc Ogullari" (senhor Cevdet e seus filhos, inédito no Brasil), de 1979, para a TV turca. Vai virar novela, que começa a ser gravada em dois meses. Diz que, dependendo do roteiro, venderia também o recente "O Museu da Inocência" (Companhia das Letras).

Conversas Previsto para outubro, "Light and Shade - Conversations with Jimmy Page", de Brad Tolinski, sairá pela Globo Livros. Será a primeira vez que os fãs terão acesso à história do Led Zeppelin segundo a visão do guitarrista -a trajetória da banda já foi contada em várias biografias, mas nunca por um de seus integrantes.

-

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.