Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica musical

Versão teatral de "Priscilla" tem elenco e direção capengas

ALCINO LEITE NETO
ARTICULISTA DA FOLHA

Travestis são velhos personagens do cinema: em 1914, Chaplin fez um "cross-dresser" em "A Busy Day".

Depois houve "Viktor und Viktoria" (1933), de Reinhold Schünzel (recriado por Blake Edwards em 1982), "Quanto Mais Quente Melhor" (1959), de Billy Wilder, e "Tootsie" (1982), de Sidney Pollack, para citar os mais famosos.

A novidade de "As Aventuras de Priscilla, Rainha do Deserto" (1994), de Stephan Elliott, não foi tratar do travestismo. Foi ser um filme integralmente gay, que, graças ao humor, à derrisão e à graça carnavalesca dos personagens, conquistou o "mainstream".

O musical "Priscilla, Rainha do Deserto" segue o mesmo enredo: num ônibus muito bandeiroso, uma drag queen atravessa a Austrália com duas "amigas", a fim de reencontrar o filho que gerou no seu (breve) passado hétero.

O espetáculo deixa muito a desejar. É impossível reproduzir no palco o contraste chocante que o filme estabelece entre a paisagem desértica australiana e a extravagância pop dos personagens.

O musical também não consegue transferir para o teatro a estranha dinâmica daquele "road movie" gay, feita de um misto de tempos mortos e tempos histéricos.

A adaptação transformou o musical em esquetes que se encadeiam com dificuldade. A precariedade dos números musicais (e de dança), aceitável no filme como elemento "camp", nos palcos vira um defeito indigesto.

O público brasileiro, porém, adora o espetáculo. Por razões insondáveis, esta "comédia-commodity" provoca tanta empatia e euforia que todo mundo absolve tudo o que há nela de precário e aplaude de pé os bailarinos sem brilho, os atores que desafinam e tropeçam no inglês das canções e a direção capenga e burocrática.

PRISCILLA, RAINHA DO DESERTO - O MUSICAL
QUANDO qui. e sex., às 21h; sáb., às 17h e às 21h; e dom., às 16h e às 20h; até 29/7
ONDE teatro Bradesco (r. Turiassu, 2.100, tel. 0/xx/11/3670-4100)
QUANTO R$ 40 a R$ 250
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.