Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PM usa bomba no show de Franz Ferdinand

Policiais lançam artefato de efeito moral para dispersar multidão que aguardava entrada no parque da Independência

Acesso lento e fechamento dos portões meia hora antes do início da apresentação causaram tumulto

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA
THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

Às 18h47 de ontem, quando a banda britânica Franz Ferdinand abriu o show que encerrou o Cultura Inglesa Festival, no parque da Independência, no Ipiranga, foi possível ouvir pessoas do lado de fora chutando as placas que isolavam o local.

Era parte do público que ficou até quatro horas esperando na fila e não conseguiu entrar para ver o show.

A lotação do festival, com acesso gratuito, era de 20 mil espectadores. O acesso, com revista da Polícia Militar, foi lento. Às 18h05, segundo a organização do evento, os portões foram fechados para que a entrada fosse reorganizada.

As pessoas do lado de fora reagiram pressionando os portões. A PM jogou uma bomba de gás de efeito moral para dispersar a multidão.

Segundo a organização do evento, em comunicado divulgado ontem à noite, policiais usaram gás de pimenta.

Pessoas se sentaram ou deitaram no chão, com olhos inchados, enjoo e tosse.

Os portões ficaram fechados por quase meia hora. Muita gente foi embora. Alguns pularam as grades e outros se posicionaram num trecho da avenida Nazaré de onde era possível ver o palco.

Pouco antes do início do show, os portões foram reabertos e quem continuou nas proximidades conseguiu entrar. Com mais de meia hora de show, o público ainda passava pelos portões e havia espaço vazio para acomodar mais espectadores. A organização afirmou em nota que "foi computada a entrada de pouco mais de 18 mil fãs".

No palco, o Franz Ferdinand tocou para um público que aumenta a cada nova visita da banda ao país.

Esta foi a quinta vinda ao Brasil, e os fãs cantavam junto e pulavam o tempo todo.

O vocalista Alex Kapranos, simpático, fez os agradecimentos de praxe em português. O rock furioso, de batida marcial, empolgou.

Depois da apresentação, em sua conta no Twitter, Kapranos lamentou a confusão. "Espero que os fãs que ficaram de fora do show estejam bem e não tenham se ferido no confronto com a polícia, do qual estou ouvindo falar."

OUTROS SHOWS

Antes do FF, a banda The Horrors fez uma apresentação impecável de rock rápido. O repertório foi calcado em "Skying", seu recente e elogiado álbum.

Mais cedo, ainda sob sol forte, a terceira atração internacional fez o público que já estava dentro do parque dançar. O We Have Band tocou rock, dance e eletrônico numa mistura que muita gente achou parecida com o mais famoso Ting Tings.

Mas mesmo quem viu os três shows teve motivo para reclamar. Não havia venda de comida ou bebida no parque. Só havia água, mas o líquido tinha gosto estranho, como se tivesse um pouco de gás.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.