Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica drama

Montagem de "Macbeth" alcança êxito com narrativa compacta e cristalina

LUIZ FERNANDO RAMOS
CRÍTICO DA FOLHA

Teatro e convenção.

"Macbeth", encenação de Gabriel Villela da peça mais sombria de William Shakespeare (1564-1616), assume teatralidade bem demarcada e alcança êxito em narrativa compacta e cristalina.

O general Macbeth se enreda num pesadelo. Vitorioso na guerra e insuflado pelas dúbias profecias de bruxas duvidosas, mata o rei por quem lutara e, de posse da coroa usurpada, tece uma fieira de crimes.

Villela adaptou a tragédia com oito atores e reduziu as situações dramáticas. A síntese não deixou nada de essencial de fora e permitiu que desenhasse com clareza a trama narrada.

A opção por mais contar do que dramatizar já aparece no início. Inspirado em outros dramas históricos de Shakespeare, o diretor cria um narrador, inexistente no "Macbeth" original, que pede ao público o apoio de sua imaginação para configurar o que se seguirá.

Recursos do teatro Nô japonês, que é estruturado em convenções fixas, permitem que as ações sejam apenas sugeridas. Máscaras faciais bem delineadas, movimentos contidos e sangue vertido na forma de fiapos de lã vermelha exemplificam a economia de gestos dramáticos.

A contenção extrema dos atores favorece a fruição das falas, deslocadas do puro diálogo para uma enunciação mais objetiva, que vai logo ao ponto. Colabora para isso a tradução do inglês de Marcos Daud, que evita a prolixidade poética e opta sempre pela prosa direta.

O projeto de um "Macbeth" épico e rigidamente formalizado só resulta graças ao empenho de um elenco de intérpretes maduros, como Helio Cícero e Marco Antônio Pâmio, e pela entrega generosa dos protagonistas, Marcello Antony e Cláudio Fontana, este convincente como a pérfida Lady Macbeth.

O "Macbeth" de Gabriel Villela dialoga de modo criativo com a rica tradição shakespeariana, além de ser uma boa porta de entrada para quem nunca assistiu a uma peça do poeta inglês.

MACBETH
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 19h; até 22/7
ONDE Teatro Vivo (av. Dr. Chucri Zaidan, 860; tel. 0/xx/11/ 7420-1520)
QUANTO R$ 50 a R$ 70
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.