Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Palcos brasileiros celebram maratona de Shakespeare

De 'Romeu e Julieta' a 'Ricardo 3º', diretores revisitam obra do autor inglês

Projeto ambicioso quer, a partir deste ano, encenar no país todas as peças escritas pelo dramaturgo britânico

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

William Shakespeare disputa protagonismo com Nelson Rodrigues no ano em que se comemora o centenário do autor pernambucano.

Cerca de 50 montagens do bardo inglês vêm sendo planejadas em 2012. Constituem o ambicioso projeto de Alexandre Brazil, uma parceria entre as produtoras Escritório das Artes, S4 Produções e Cia. da Matilde, de encenar todas as obras shakespearianas.

"Montar Shakespeare é uma experiência de vida. Nenhum outro dramaturgo consegue traçar um panorama tão completo das relações humanas", diz o produtor, que já concebeu seis espetáculos do autor britânico e planeja para o final do ano "Ricardo 3º", com direção de Marco Antonio Rodrigues e protagonizado por Leonardo Brício.

A fábula retrata a ambição de Ricardo 3º, que reinou na Inglaterra de 1483 a 1485 e arquitetou inúmeros artifícios para subir ao trono.

"Essa história tem a ver com a contemporaneidade", diz Rodrigues. Segundo ele, a força manipuladora do protagonista continua vigente na política e redefiniu o mundo após o 11 de Setembro.

Seu "Ricardo 3º" estabelece um diálogo com a falência do mundo globalizado, em oposição à versão regionalista realizada pelo grupo potiguar Clowns de Shakespeare, sob direção de Gabriel Villela.

Rebatizada como "Sua Incelença Ricardo 3º", a peça que estreou ontem em São Paulo após percorrer 27 cidades do país, apresenta o vilão como um coronel nordestino.

A trilha musical é inspirada nas "incelências", tradicionais canções fúnebres da região. "A história desse cara que um dia te abraça e outro te mata é nossa também", diz o fundador do grupo Fernando Yamamoto.

HAMLET E MACBETH

A Clowns de Shakespeare faz jus ao nome e já planeja encenar "Hamlet", sob direção de Marcio Aurelio, previsto para 2013. Antes disso, em outubro, outra montagem de "Hamlet" estreia na cidade, encenada por Ron Daniels e protagonizada por Thiago Lacerda.

Dois outros espetáculos shakespearianos concebidos por Gabriel Villela podem ser vistos até o fim do ano em São Paulo. "Macbeth" está em cartaz até agosto. Neste sábado, Villela estreia "Romeu e Julieta", que projetou o grupo Galpão no Brasil há 20 anos.

"Shakespeare teve um caso de amor com a humanidade. É desse amor que nasce a maior força de sua dramaturgia épica, vivida por personagens ricos de humanidade", resume Barbara Heliodora.

Especialista na obra do bardo, Heliodora prepara a tradução de duas peças inéditas do autor no país, que farão parte do projeto de Alexandre Brazil: "Eduardo 3º" e "Os Dois Nobres Parentes".

SUA INCELENÇA RICARDO 3º
QUANDO de ter. a qui., às 20h30; até 16/8
ONDE Sesc Belenzinho (r. Pe. Adelino, 1.000; tel. 0/xx/11/2076-9700)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

ROMEU E JULIETA
QUANDO sáb., às 16h
ONDE Pq. da Juventude (av. Cruzeiro do Sul, 2.630; tel. 0/xx/11/ 2221-0086)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.