Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após seis anos, Heloísa Périssé estreia filme 'O Diário de Tati'

Longa, que tem Adnet como galã, teve problemas na distribuição

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO

Em 2006, quando "O Diário de Tati" foi rodado, Heloísa Périssé estava no ar na TV com a série "Sob Nova Direção", da Globo.

O público, também, tinha mais fresco na memória a personagem adolescente, que estrelou um quadro no "Fantástico" (2002), passou pelos palcos na peça "Cócegas" e ainda viraria um livro, lançado pela Objetiva em 2003.

Marcelo Adnet, que interpreta o galã Maurinho, dava os primeiros passos na TV com pequenas pontas em produções globais.

Seis anos depois, com ambos os atores experimentando bastante fama -Heloísa é a Monalisa de "Avenida Brasil", e Adnet, desde 2008, a estrela maior da MTV-, "O Diário de Tati" chega, hoje, finalmente aos cinemas.

"Aconteceu com 'O Diário de Tati' algo que, na minha maneira de entender o modelo de produção de cinema no Brasil, pode ocorrer com qualquer filme", disse Mauro Farias ("Não Quero Falar sobre Isso Agora", de 1989).

O diretor se refere à demora de dois anos para captar recursos para a finalização do projeto e problemas com estúdios internacionais.

"A Paramount passou para a Universal os direitos do filme e a empresa fez muitas exigências até decidir sair do projeto. Na minha opinião, eles não queriam lançá-lo."

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) precisou entrar na história, que teve um final feliz com a chegada da produção a cem salas de cinema pelo Brasil, por meio da Globo e da Vinny Filmes.

"Agora eu sou quase a mãe da Tati", conta, aos risos, Heloísa, 46, que também assina o roteiro, ao lado de Tiza Lobo e Paulo Cursino.

"Mas acho que questões de adolescência são universais. Você já foi, está sendo ou será adolescente."

HISTÓRIA

No filme, Tati vive uma relação complicada com sua mãe (Louise Cardoso) e com seus irmãos em casa. Na escola, a vida não é mais fácil.

Apaixonada por Zeca (Thiago Rodrigues), ela o vê se envolver com seu desafeto (Thaís Fersoza).

A situação se complica quando fica de recuperação em matemática. Bancada por seu pai (Marcos Caruso), ela contrata Maurinho (Adnet) para aulas particulares.

Mesmo com algumas gírias já datadas, o filme tem um apelo bem popular e infantil. "Seria genial atingir 1 milhão de espectadores. É o ponto em que a gente paga as contas", afirma Farias.

Heloísa Périssé não descarta uma sequência para a produção. No dia 12 de outubro, a atriz lançará o livro "O Diário de Tati 2".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.