Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Trecho

"O longo caminho de volta da democracia no Brasil também deve ser visto como resultado de um processo de profunda transformação social, implantada à medida que novos espaços políticos eram progressivamente ocupados pela sociedade civil.

Só se podem explicar as enormes manifestações pelas 'diretas já' levando em conta a crescente participação, ao longo da última década, das massas populares e das classes médias em movimentos sociais os mais diversos e na vida associativa em todos os níveis: associações de bairro nas grandes cidades com reivindicações em torno de problemas da vida cotidiana, movimentos de mulheres, de negros, de jovens, organizações de estudantes, comissões de profissionais liberais, sindicatos particularmente ativos na região metropolitana de São Paulo etc.

O crescimento selvagem promovido pelo regime autoritário levou à modernização do sistema produtivo e da administração pública, assim como a uma forte expansão dos meios de comunicação de massa.

Mas isso se fez a um exorbitante custo social, cavando um fosso entre a sociedade civil e o Estado. É nesse quadro, tendo como pano de fundo uma urbanização acelerada e sem controle, que surgiram novas formas de reivindicação e que novos interlocutores se apresentaram perante o Estado."

De "Brésil: la Démocratie Venue d'en Bas" ("Brasil: a Democracia Vinda de Baixo", 1985-86), artigo originalmente em francês e traduzido para "Ruth Cardoso: Obra Reunida" por Sergio Goes de Paula.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.